Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Sentidos de bibliotecário na voz de sujeitos universitários

1º dia do evento

Re: Sentidos de bibliotecário na voz de sujeitos universitários

Mensagempor mavi galante » Seg Jun 04, 2012 07:25

Gustavo, boa noite

Em meu trabalho, o que mais me chamou a atenção foi o fato dos graduandos(as) relacionarem a imagem do bibliotecário com a de assistente ou auxiliar de biblioteca, quando assume as funções de atendimento no balcão ou da guarda/reposição de livros. O aspecto físico/vestimenta acredito estar muito sedimentado/cristalizado no senso comum, pela influência também da mídia/livros/filmes/cartoons ou imagem caricatas expostas em blogs; hq´s, etc; porém não pode ser totalmente aplicado para a atualidade; vemos hoje muitos bibliotecários "que fogem" deste estereótipo.
Li em um artigo : ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO RELACIONAMENTO BIBLIOTECÁRIO E USUÁRIO, de
Geraldina Porto Witter (Ci. Inf., Brasília, 15 (1): 33-7, jan./jun. 1986), que o ideal seria :

"Considerando todos os papéis e funções que o bibliotecário deve ter, o conhecimento
disponível, bem como a especial atenção que deve ter para com o aluno recém-ingresso, o ideal
seria que ele fosse inicialmente atendido por um bibliotecário e não por um seu auxiliar, por
melhor que este possa ter sido treinado".
(pagina 35).

Eu concordo com a autora, pois acredito que esta recepção "quebraria o gelo" e divulgaria um pouco mais da profissão/importância do bibliotecário; resultando como visto da SD4. (o usuário tinha uma visão, porém ao ter uma maior proximidade, percebeu que não era bem assim....)

abraços

Mavi
mavi galante

Mensagempor mavi galante » Seg Jun 04, 2012 07:40

Boa noite, Carla

Muito boa a sua colocação.
Concordo com os seus dizeres : se há falta/deficiência de bibliotecas; o que dizer de bibliotecários? E das imagens ?
Não se observa investimentos e incentivos suficientes para suprir as necessidades de bibliotecas, gestão adequada de acervos; infraestrutura adequada; todos estes fatores estão somados a "síndrome do patinho feio" que permeia /atravessa o profissional bibliotecário e de sua ausência de empreendedorismo. Não adianta repreender o usuário pelo desconhecimento, se não fizermos a nossa parte, dar o primeiro passo. O bibliotecário é ator principal neste espaço chamado biblioteca : aquele que assume inúmeros papéis : de professor/orientador/consultor /mediador de informação; em auxiliar na "caminhada" em busca do conhecimento através do letramento informacional.

Obrigada.
Abraço

Mavi
mavi galante

Mensagempor mavi galante » Seg Jun 04, 2012 08:04

Jonathan, boa noite

Obrigada pela sua questão.
Em minha opinião, o usuário começa a construir as concepções de biblioteca/bibliotecário desde a infância, de forma que ficam registradas no "inconsciente", e influem na realização de associações que refletirão em seu comportamento futuro, neste caso, quando chegar a universidade: Por associar o local (biblioteca) como lugar de castigo; interdiçao, marasmo; pela ausencia de atividades culturais ou recreativas no espaço, associando-se a um local desinteressante/desestimulante ou pouco acolhedor; falta de bibliotecários e de bibliotecas; daí pensam "biblioteca não é importante"; se tenho o professor que me ensina e fornece apostila, porque preciso frequentar a biblioteca? Pauto em duas grandes falhas : falta de estímulo e divulgação; se revertemos a situação, acredito que serão colhidos bons frutos

Abraço
obrigada
Mavi
mavi galante

Mensagempor danielagiorgenon » Seg Jun 04, 2012 09:19

Mavi, belo trabalho! Em suas pesquisas vc também aborda sobre as formações imaginárias sobre o livro? Porque me parece que a formação ideológica/imaginária (ainda) legitimada sobre o trabalho do bibliotecário repete a formação ideológica/imaginária sobre o livro, como objeto não disponível a qualquer um.
danielagiorgenon

Mensagempor nubiaestaele » Seg Jun 04, 2012 09:54

Mavi Galante,
Gostei bastante do seu artigo. Ele nos faz refletir sobre a imagem do bibliotecário que, até hoje, fico imaginando como deve ser. Há, também, um mito por trás do curso que forma os bibliotecários (na UFMG se chama Biblioteconomia). Todos ficam se perguntando: mas pra que serve esse curso? Ora, a grande maioria dos órgãos públicos, universidades e escolas precisam de um bibliotecário para organizar os materiais presentes na biblioteca. Em muitas escola municipais em Belo Horizonte, um bibliotecário é responsável por até cinco escolas!!! Infelizmente, em nosso país, muitas profissões importantíssimas são desvalorizadas.
Parabéns pelo seu artigo!
Núbia Estaele
nubiaestaele

Mensagempor anepatti » Ter Jun 05, 2012 08:20

Oi, Mavi!
Obrigada por responder, e sim, respondeu sim, mto bem.
Gostei de saber dos irrompimentos de sentidos, ótimos!
Parabéns pelo trabalho, vc vai longe!
bjo
Ane
anepatti

Mensagempor fcsgalli » Qua Jun 06, 2012 11:48

Oi, Mavi, parabéns pela pesquisa que, como já comentado nesse fórum, é de grande importância para a sociedade e também para a comunidade acadêmica. Fiquei aqui pensando: por que "sujeitos universitários"? Grande abraço, Fernanda.
fcsgalli

Mensagempor mavi galante » Qui Jun 07, 2012 03:15

Fernanda, boa tarde

Obrigada pelo elogio/apoio neste trabalho.
Em meu trabalho, me despertou a curiosidade para deflagrar com este público (universitário), pois :

1. De todas as tipologias de biblioteca, a universitária é a que melhor atende as necessidades de seus usuários e encontram-se melhores estruturadas
2. Pelo fato dos graduandos, serem o publico (teoricamente) que teriam uma maior promiximade/bibliotecario ou com a biblioteca, devido as exigencias de pesquisas e trabalhos acadêmicos.
3. Por "carregarem" uma maior bagagem de sentidos cristalizados, ou seja, que vêm sendo (des)construída desde o ensino fundamental e médio, que trará reflexos no ensino universitário.

Obrigada

Abraços

Mavi
mavi galante

Mensagempor mavi galante » Qui Jun 07, 2012 03:31

Boa tarde, Carlos M.

Bem interessante a sua pergunta. Vou fazer uma colocação : Podemos dizer que em todas as bibliotecas circulam sentidos, mesmo no silêncio, mesmo no não-dito, há significados sedimentados/cristalizados. Alguma vez já escutou a expressão : Que as vezes o silencio diz tudo¿ Fazendo uma reflexão junto com você: Este silencio pode representar inúmeras coisas e servir-nos de alerta; se o usuário não é presente, o que acontece¿ Por que ele não está¿ E se está, de que forma ele está¿ O que tem sido / ou não tem sido feito para que os usuários utilizem a minha biblioteca¿. O silencio pode significar interdição, imposição, autoritarismo. A Interdição pode ser vista : através dos cartazes, silêncio,não coma, não fale ao celular... a ausencia de uma boa receptividade; um pouco de “calor humano” , sabe. Um medo/receio do bibliotecário; um dessinteresse do usuário pela bbliotecário ou até mesmo, a ausência do bibliotecário. Com estes sinais em mãos, caberá a equipe promover estratégias para receber/atrair este usuário.

obrigada

abraço
Mavi
mavi galante

Anterior

Voltar para Dia 04/06/2012