Fórum do Evidosol/Ciltec-online

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

1º dia do evento

EAD - Experiencia do México

Mensagempor NadiaMariaASilva » Seg Jun 02, 2014 07:41

Oi Fabiana, obrigada por seu comentário e meus parabéns pelo excelente trabalho.
Comento-lhe que no enfoque da Gestão da Aprendizagem Sustentável (GAS), durante o desenvolvimento do curso, se estabelece uma relação de aprendizes/coaprendizes, onde o aluno aprende do professor e de seus pares e o professor aprende de seus alunos. O estudante vai aplicando e demonstrando o princípio da “recursão” de Morin (2010, em Hernandez, 2011), como um ato contínuo de aprender a aprender, autorreflexionar e perceber seus pontos fortes e fracos, a partir de processos metacognitivos e de autorregulação; identificando as áreas de oportunidade necessárias para transformar sua maneira de pensar, ser, estar e agir.

A partir da autorreflexão, de processos de autorregulação, metacognição e recursão, ligados ao conhecimento declarativo (teórico), heurístico (processual) e axiológico (comportamental), o estudante tem a oportunidade de experimentar dialogicamente de "conversas matrísticas virtuais" (Hernández, 2007), poder falar, ouvir, participar, interagir, compartilhar e aprender de diferentes maneiras: com seus pares, com o professor; através de experiências ecovirtuais entre colegas, comunidades de redes sociais, entre outros recursos e meios, mediante a construção coletiva do conhecimento (Bonh, 1997), a autorregulação e controle de sua "escada de inferência" (Argyris em Senge, 2004); perceber e entender a si mesmo e aos outros, em um ambiente de aprendizagem sócio-afetivo, com atitudes prazerosas e pensamentos positivos, recomendado por Waldman (2013).

Além disso, o enfoque GAS favorece a relação sócio-afetiva empática entre professor-estudante, com base no "cuidado mútuo uns dos outros" (Boff, 1999), e "atitude de ocupação, preocupação e responsabilidade" compartilhada entre o professor e os alunos e que alimenta o processo de gestão de aprendizagens dos aprendizes/coaprendizes, promovendo sempre a qualidade, eficácia e eficiência dos produtos da aprendizagem, a partir do cuidado recursivo e essencial da verificação periódica das evidencias de desempenho, associadas ao talento e competências linguísticas desenvolvidas.

Gostei muito de participar deste foro, mas tenho que me despedir pois hoje tenho que aplicar exame na UV. Estaremos em contato.

Você pode encontrar informação no seguinte link: http://www.uv.mx/personal/rubhernandez/
Um abraço. Até a próxima.
NadiaMariaASilva
 
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Jun 02, 2014 02:00

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor alejandrapilatti » Seg Jun 02, 2014 07:49

Boa noite! Acho interessante a formacao a distancia. Eu gostaria da incorporacao no Uruguai destas técnicas. Obrigada. :D
alejandrapilatti
 
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Mar 18, 2013 11:19
Localização: Maldonado Uruguai

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor stephaniegandrade » Seg Jun 02, 2014 08:14

o Ensino à distancia tem sido cada vez mais difundido no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. As variações ocorrem de acordo com o curso e com o cotidiano de cada estudante, tem sido importantes para que o conhecimento seja atingido à mais distantes esferas de pessoas.
stephaniegandrade
 
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Mai 13, 2014 12:26

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor 83991174553 » Seg Jun 02, 2014 08:40

Concordo com os colegas
A necessidade de políticas públicas focadas na EAD é cada dia maior.
É preciso que os educadores tenham consciência do seu papel dentro do ambiente de aprendizagem virtual.
Eles precisam cobrar do governo ações que realmente transformem para melhor a educação.
Priscilla Almeida Santana
Pedagoga e Estudante de Letras - UFS
Avatar do usuário
83991174553
 
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Mai 26, 2014 05:01

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor Fellipe » Seg Jun 02, 2014 09:22

De fato o ensino a distância configura-se em sintonia com as tendências sociais da comunicação da atualidade, portanto, a favor da acessibilidade; mas, há que se ressaltar a eficácia, a qualidade dos cursos de tal modalidade que se disseminam no País, uma vez que enfrentamos lesão crônica desde a modalidade tradicional de educação. Nesse sentido, em que consequências se resultará a proposta de ensino acrítica que transferir o ensino de sala aula para a rede? Conjuntamente aos defensores dessa demanda, já que conforme o relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil (Abed), contam-se 3,5 milhões matrículas em 2011, ou seja, 58% a mais em relação ao ano anterior, a educação distância deve ser construída não só como ferramenta tecnológica de inclusão social, mas também como estratégia de aprendizagem que implica em didática específica em torno do contexto de formação em rede, especialmente a continuada: é coerente a relação entre alunos iniciantes e alunos que concluem o ciclo com aproveitamento? Será que o alto índice de evasão de alunos nessa modalidade está associado mais à falta de planejamento com a qualidade do curso ou à deficiência de autonomia desses alunos ou, ainda, à resistência de educadores/instituições presenciais a se aventurar ao ensino online? Eis um processo desafiador, que será mais efetivo à proporção do exercício de 'approach' online e offline.
Fellipe
 
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jun 02, 2014 08:15

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor Valdeci » Seg Jun 02, 2014 10:08

Este tema é extremamente relevante. É na verdade a forma de muitas pessoas voltarem a estudar e poder fazer algum tipo de formação continuada e a distância. Vejo pelas postagem aqui no fórum que a maioria das pessoas se importam com essa nova e surpreendente forma da educação evoluir por outros meios nunca antes sonhados.
Lembro que quando eu terminei o ensino médio há alguns anos atrás a minha unica opção era tentar fazer um vestibular em uma universidade publica; não existia outras opções. Agora é claro que proliferou varias universidade de varias formas e valores; de certa forma isso é bom, mas ao mesmo tempo é ruim também. Temos mais opções e universidades à distancia, mas temos que tomarmos cuidados com a qualidade do ensino que iremos contratar.
Valdeci
 
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jun 02, 2014 11:39

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor riaved72 » Seg Jun 02, 2014 10:40

Entendo que o ensino EAD é muito importante para divulgação do conhecimento.A interação do aluno,professor e tutor tem que ser de forma sincronizada como forma de melhorar o aprendizado do aluno.
riaved72
 
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Mai 29, 2014 05:14

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor giovanasousa » Seg Jun 02, 2014 11:22

Olá, Fabiana.
Muito bom o levantamento que você faz sobre a realidade da EaD.
Trabalho no setor estatal há quase trinta anos e não tenho dúvidas da relevência da EaD para a formação do funcionalismo público. Antes dela, nossa formação ficava em grande parte na dependência de avaliação financeira ou de decisões subjetivas sobre quem e quando poderia participar de cursos e similares, às vezes com grandes despesas de deslcamento. Hoje, com a EaD, temos mais autonomia para promover a nossa própria formação e temos acesso a cursos de qualidade, gratuitos, dentro e fora do país, sobre temas os mais variados. E vamos descobrindo que a EaD se dá também em outros formatos que não os cursos, constituindo redes de servidores interessados em desenvolver o conhecimento sobre a administração pública.
Um abraço e parabéns pelo seu trabalho!
Giovana
Avatar do usuário
giovanasousa
 
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Jun 03, 2013 02:53

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor paulabruno » Seg Jun 02, 2014 11:43

Já experimentei cursos Ead e a conclusão foi a melhor possível! A liberdade de programar-se para assimilar um conteúdo reflexivo é indiscutivelmente superior à ideia da obrigatoriedade de se apresentar presencialmente, dada as reais condições de trabalho do professorado, principalmente a ala feminina da carreira, que além dos diversos turnos a cumprir, há o comprometimento com filhos. Acredito no sucesso da Educação à Distâcia, que além de priorizar qualidade de vida ao participante, pode familiarizar o professor com as ferramentas de tecnologia empregadas para o exercício do seu curso, desmistificando algo com o qual este não vivenciou em sua vida escolar ao contrário de seus maiores beneficiados: os alunos deste profissional.
paulabruno
 
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 04:01

Re: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mensagempor DANYSAMPAIO » Ter Jun 03, 2014 09:28

Acredito que o EAD, seja uma das melhores ferramentas de alfabetização já criadas, pois da pra aprender de varias maneiras, basta ter um emissor, em muitos casos um tutor, que esteja a disposição. E muita vontade de quem esta fazendo o curso.Professores da faculdade me relataram , que conheciam crianças de áreas mais carentes que foram alfabetizadas através de rádios. e não só crianças mais há casos de toda uma família.
Este e com certeza o diferencial do ensino a distancia, você não e obrigado a nada, você só faz se realmente tiver vontade de aprender.
DANYSAMPAIO
 
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 04:58

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 02/06/2014

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron