Fórum do Evidosol/Ciltec-online

INTEGRAÇÃO DAS TIC COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE E/LE: REALIDADES, POSSIBILIDADES E BARREIRAS

1º dia do evento

Re: INTEGRAÇÃO DAS TIC COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE E/LE: REALIDADES, POSSIBILIDADES E BARREIRAS

Mensagempor viniciusucpel » Seg Jun 02, 2014 04:29

Olá,
Primeiramente trago meus cumprimentos por essa publicação que nos induz a refletir uma questão tão pertinente ao contexto educacional : as TICs e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.

Tendo em vista o desejo de colaborar com a sua pesquisa que, segundo consta no artigo, está em fase de desenvolvimento, apresento duas considerações que julgo serem interessantes:

1) Por estar sendo tratada a questão referente a um impulso nas práticas educacionais, a partir do uso das TICs, que permitem uma nova dinâmica para o ensino, faz-se necessário destacar que os alunos, na atualidade, assim como o ensino mediado pela tecnologia é outro, os alunos apresentam características singulares aos tempos atuais. Logo, o conceito de "nativo digital" (PRENSKY, 2001; 2010) poderia ser válido para essa correspondência entre as novas visões sobre quem são esses alunos e como eles poderão usar essas tecnologias.

2) Há um subtítulo em que a palavra "mediação" aparece. Penso que o termo "perturbação" seria interessante. Afirmo isso, a partir da ideia de que o professor não é responsável pela aprendizagem do aluno, mas não só pode, como deve auxiliá-lo no desenvolvimento da autonomia. Uma prática educacional de sucesso, além de estar adequadamente baseada em um viés teórico, também é dependente de uma "perturbação" correta, que incite os alunos a desenvolverem posturas autônomas e situadas nos propósitos estabelecidos pelo professor.

Espero que essas humildes contribuições possam servir como um horizonte a ser seguido.

Um cordial abraço,
Vinícius.
viniciusucpel

Re: INTEGRAÇÃO DAS TIC COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE E/LE: REALIDADES, POSSIBILIDADES E BARREIRAS

Mensagempor apdinizbio » Seg Jun 02, 2014 04:39

Boa Tarde

N processo de ensino- aprendizagem,devemos considerar múltiplas linguagens e ferramentas. Utilizar as chamadas TICs nesse processo tornou-se fundamental.O que tenho buscado na minha prática docente é compreender a tecnologia como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem,mas o que percebo em especial no segmento que atuo(Ensino Superior) que muitos docentes entendem as novas tecnologias como um problema.
apdinizbio

Mensagempor MicheleSantos » Seg Jun 02, 2014 05:02

O ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras veem acompanhando os avanços tecnológicos e científicos pelos quais as sociedades passam, assim se torna cada vez mais comum a utilização de recursos ligados às novas tecnologias que auxiliam e dinamizam este espaço de conhecimento.
MicheleSantos

Mensagempor Andreia2014 » Seg Jun 02, 2014 05:12

É evidente que o interesse dos alunos hoje, está voltados as novas tecnologias. E para tanto, nós, enquanto professores, precisamos nos atualizar, para podermos estar mais próximo do nosso objetivo. Buscar o aperfeiçoamento e trocar experiências com os próprios alunos, é uma forma de garantir o ensino-aprendizagem e de estarmos perto das novas gerações da tecnologia da informação.
Andreia2014

Mensagempor Mayre » Seg Jun 02, 2014 05:40

Boa noite,
Observo que a questão da realidade, possibilidade e barreira atualmente vai além do valor do apresentar as ferramentas tecnológicas, mas sim no no incentivar o seu uso criativo como possíveis formas de recuperar o interesse e o prazer em aprender. Estou em fase de conquistas interessantes na escola em que trabalho.
Mayre

Mensagempor apdinizbio » Seg Jun 02, 2014 05:48

Na discussão sobre o uso das chamadas Tics,não podemos esquecer que é necessário instrumentalizar os professores para o uso das mesmas.Na UFMG,há um grupo chamado PRAXIS na faculdade de Educação que oferece oficinas sobre o tema,já fiz três oficinas que muito contribuíram para o meu entendimento das novas tecnologias.Desde então tenho buscado estudar sobre o assunto,foi fundamental participar das oficinas para entender as relações entre tecnologia e educação.
apdinizbio

Mensagempor Adelino1 » Seg Jun 02, 2014 07:04

Olá Silvana, a sua pesquisa muito contribui para o campo da Educação! Eu pesquiso sobre o uso das TIC e o trabalho docente. Conforme já citado em outros tópicos, convivemos com a ausência de uma formação adequada para os docente quanto ao uso das TIC e muitas escolas ainda carecem de recursos tecnológicos eficazes. No entanto, quero deixar aqui um questionamento: o uso das TIC em sala de aula tem intensificado ainda mais o trabalho dos docentes, tendo em vista sua extensa carga horária de trabalho?
Adelino1

Mensagempor FabriciaPimenta » Seg Jun 02, 2014 07:19

Parabéns aos autores pelo texto e pela iniciativa em tratar deste tema.
Conforme destacado no texto, "usar as TIC como recurso em sala de aula para muitos docentes ainda é uma prática distante de seu cotidiano, pois requer uma maior preparação das aulas e também a capacitação do docente." Partindo disso, questiono se na pesquisa que estão a realizar haverá uma perspectiva crítica acerca da formação docente para uso das TIC no ensino, bem como dos motivos passíveis de estimular o corpo docente para fazer uso das novas tecnologias.
Cordial abraço
FabriciaPimenta

Mensagempor WaleskaCorreiaCafe » Seg Jun 02, 2014 07:32

Boa Noite!!

Durante o processo de ensino- aprendizagem devemos utilizar as chamadas TICs para que o ensino de línguas estrangeiras se integrem e acompanhe os avanços tecnológicos e científicos pelos quais toda a sociedade participa, assim devemos considerar que as múltiplas linguagens e ferramentas se tornam cada vez mais comuns pois a utilização desses recursos estão ligados às novas tecnologias que auxiliam e dinamizam o espaço de conhecimento.Acredito que tenho buscado na minha prática docente utilizar e compreender a tecnologia como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira mas também pude perceber que em alguns segmentos de ensino muitos docentes entendem as novas tecnologias como um problema.
WaleskaCorreiaCafe

Mensagempor WaleskaCorreiaCafe » Seg Jun 02, 2014 07:32

Boa Noite!!

Durante o processo de ensino- aprendizagem devemos utilizar as chamadas TICs para que o ensino de línguas estrangeiras se integrem e acompanhe os avanços tecnológicos e científicos pelos quais toda a sociedade participa, assim devemos considerar que as múltiplas linguagens e ferramentas se tornam cada vez mais comuns pois a utilização desses recursos estão ligados às novas tecnologias que auxiliam e dinamizam o espaço de conhecimento.Acredito que tenho buscado na minha prática docente utilizar e compreender a tecnologia como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira mas também pude perceber que em alguns segmentos de ensino muitos docentes entendem as novas tecnologias como um problema.
WaleskaCorreiaCafe

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 02/06/2014