Fórum do Evidosol/Ciltec-online

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM EAD: PRÉ-CONSTRUÍDOS EM DISCURSOS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

1º dia do evento

Re: RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM EAD: PRÉ-CONSTRUÍDOS EM DISCURSOS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Mensagempor ElidiPavanelli » Seg Jun 02, 2014 05:23

Olá Pessoal
Aproveitando a discussão da Tanisse, vi que o foco do estudo era analisar o discurso, o que já se configura com uma boa e interessante pesquisa, mas a gente realmente fica pensando na prática, como esse discurso se materializa?
Eu já participei de uma especialização totalmente a distância e já fui tutora de alguns cursos, e vejo que nós ainda trazemos muitas características da educação tradicional (presencial), então quando estamos em ambiente on-line e a distância, nos cobramos para que as relações sejam parecidas. Talvez, não sei, e não tenho certeza, mas na educação a distância exija uma nova forma de agência, a qual nós ainda não estejamos acostumados. O que acham?
ElidiPavanelli

Re: RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM EAD: PRÉ-CONSTRUÍDOS EM DISCURSOS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Mensagempor Jonathan » Seg Jun 02, 2014 06:14

Raquel e André, parabéns pelo trabalho. Também pesquiso com o referencial da AD pecheutiana e gostaria apenas de mencionar dois conceitos da AD que, me parece, poderiam ajudar no seu trabalho: formação imaginária e condições de produção. No caso das primeiras, justamente para pontuar o imaginário que A (por exemplo, o sujeito-professor) tem da imagem que B (por exemplo, o sujeito-discente) tem de um determinado referencial (o ensino em EaD, por exemplo). É a partir desse jogo de antecipações que o sujeito vai discursivizar sentidos sobre um determinado assunto.

Quanto às condições de produção, é um conceito excelente para falar sobre o contexto sócio-histórico e ideológico da cibercultura e daí fazer o link com literatura fora da AD que pode ajudar a compreender esse contexto, como é o caso do Levy, que vocês citaram, ou do Mill.

Abraços.
Jonathan

Mensagempor andrewilliam » Seg Jun 02, 2014 07:51

Olá Jonathan, obrigado pelas sugestões. Esses dois conceitos levantados por você serão sim muito relevantes para discussão em torno da temática do nosso trabalho, certamente será por nós utilizados em próximos trabalhos. Abraço, André.
andrewilliam

Mensagempor andrewilliam » Seg Jun 02, 2014 08:07

Olá Elidi, tudo bem?
Eu entendi que você se refere à prática dos profissionais em EAD, e não às representações discursivas. Nesse sentido, talvez, uma perspectiva diferente, que focasse a recepção, poderia trazer algumas respostas sobre como o profissional em EAD age no seu dia a dia. É um outro tipo de pesquisa, muito interessante por sinal. O que posso arriscar, pois assim como você também já estive nesse contexto, é que que o profissional de EAD deve ser flexível em suas práticas. Acho natural que se misturem características do ensino tradicional, desde que se adequem a esse novo contexto de aprendizagem. Enfim, como disse a Raquel em outra resposta, essa é uma pergunta difícil de responder. Acho que não devemos cair na tentação de criar um "modelo" de profissional para EAD, pois isso me soa uma contradição para um campo em que a diversidade, interação e inclusão são preponderantes. Essa análise daria um outro trabalho, rs. Grande abraço, Obrigado pela participação. A.W.AA.
andrewilliam

Mensagempor stephaniegandrade » Seg Jun 02, 2014 08:28

Olá Elidi, concordo com você sobre a politica de ensino EAD. É a primeira vez que participo de um evento on-line. Estou achando muito prático e produtivo mesmo assim não sendo monitorado por tutores presenciais. Vivemos num momento em que grande parte da população mundial tem acesso a diversas fontes de entretenimento e atualização, essa ferramento EAD tem sido adequada para muitas pessoas e diversas circuntancias, cabe a cada um aproveitar o máximo bem como estar presente em sala não garante um bom aprendizado.
stephaniegandrade

Mensagempor sifernandes » Seg Jun 02, 2014 08:46

Ola... gostei bastante do artigo e sempre que participo de algum forum sobre educação a distancia percebo que afetividade é o ponto chave nas discussões. Como alguns ja dizeram o problema é ainda estarmos travamos no presencial e ainda não temos politicas publicas ativas e comprometidas com a EaD.
Parabens pelo artigo
Simone Fernandes Gonçalves
sifernandes

Mensagempor raquelmareco » Seg Jun 02, 2014 10:01

Olá, Stephanie e Simone!

Essas discussões tão ricas dariam um outro trabalho, complementar a esse, não é mesmo?
Como disse a Tanisse, talvez estejamos criando expectativas tendo como parâmetro a modalidade presencial. A meu ver, o problema reside na comparação entre as modalidades. Se o perfil de alunos é outro, de professores também, de material, de suporte, etc., acho natural que a relação seja diferente. Isso não quer dizer fria, distante, como é geralmente estereotipada por muitos...

Obrigada pela participação!
Raquel
raquelmareco

Mensagempor erica22 » Seg Jun 02, 2014 10:08

Olá, pessoal!
Por se tratar de uma modalidade de ensino a distância, é importante que os alunos estejam motivados pelos seus tutores a interagir, participar dos fóruns, chats e realizar as atividades.
A relação professor-aluno, ou melhor, relação professor-aluno-tutor é extremamente importante na aquisição de conhecimentos. O que vocês acham de colocarmos a tríade (professor-aluno-tutor) para a próxima pesquisa?
Abraços,
Profa. Ms. Érica Neto
erica22

Mensagempor raquelmareco » Seg Jun 02, 2014 10:14

Ótima sugestão, Erika!!!
Certamente, usaremos essa tríade em próximos trabalhos.
Obrigada pela participação e pela sugestão!!!
Até mais,
Raquel
raquelmareco

Mensagempor JulianaWentz » Seg Jun 02, 2014 10:57

Olá!
Muito interessante o artigo e remete a pensar que a questão do ensino a distância realmente permite muitas funcionalidades, principalmente a interação mais rápida e de qualquer lugar. Nesse sentido, eu acredito que estudar a distância requer disciplina, uma adaptação a novos meios de interagir com os Professores e Tutores. Não mais se tem uma sala de aula, um local físico onde se encontra a turma e os educadores. Mas sim outras ferramentas síncronas e assíncronas capazes de fazer essa interação de ensino aprendizagem. Por isso, a prática é capaz de ir demonstrando quais ferramentas são mais ou menos eficazes para amenizar o distanciamento físico.
JulianaWentz

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 02/06/2014