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Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 04:17
por Elielton
A utilização de fóruns para a discussão é de importância muito significativa, proporcionando um espaço para cada um deixar sua opinião. porém o cursista não deve ver esse espaço como "Obrigatoriedade" e sim como "Oportunidade", Participei de um fórum recentemente e foi de uma captação de conhecimento sem igual, tanto por parte de quem ministrava, por parte de quem deixava sua participação descritiva, quanto para quem somente visualizava aquela troca de conhecimento construtiva. Quando muitos participam com suas idéias, todos aprendem algo novo.

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 04:33
por camila1108
Boa tarde!

A EaD é um tema atual e muito discutido atualmente. Com as tecnologias, a maneira de ensinar e aprender mudou e, assim, também a interação entre as pessoas. Eu achei muito interessante essa discussão a respeito dos fóruns, pois como usuária sinto grande dificuldade em ler todos os comentários e conseguir "discutir" realmente, sobre um determinado assunto. Como dito no texto, ainda sinto como se fosse um monólogo. Entretanto, acho que é apenas uma questão de organização, talvez de novas maneiras de utilização dos fóruns, ou ainda, uma falta de costume em utilizar essa tecnologia.

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 05:01
por apdinizbio
Boa Tarde!!

Os fóruns de discussão são muito utilizados nos cursos à distância e em alguns casos fazem parte das atividades avaliativas.Interessante o trabalho de analise e categorização das postagens feita pela autora do artigo.
O que percebo que o aluno acaba se preocupando em responder uma questão especifica proposta no fórum ou simplesmente faz uma busca na internet sobre o assunto e posta..É possível determinar alguns critérios para a participação no fórum como por exemplo: interagir com alunos de pólo diferente do seu, responder uma questão de um participante,comentar respostas.

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 05:09
por 83991174553
Gostei muito do trabalho, Doris.

É evidente que o trabalho desenvolvido pelo professor/tutor é fundamental para que o processo tenda a dar certo, já que a postura e o trabalho dele abrirá espaço para o aluno construir e reconstruir seus conhecimentos.
A meu ver, a pesquisa realizada só nos mostra aquilo que claramente podemos encontrar nos variados ambientes de cursos EAD, até mesmo em cursos presenciais, e penso que falta, inicialmente, conscientização para isso mudar.
Realmente é difícil ter um bom retorno em atividades de fóruns de discussão quando os próprios alunos não se permitem às gamas de possibilidade de discussão. Sou pedagoga e, atualmente também aluna de graduação EAD, e o que vejo nos fóruns das disciplinas, é que poucos alunos não param realmente seja para ler o que o colega colocou, ou para acrescentar, ou discordar, etc. Alguns apenas "vão lá" para cumprir requisito - essa é uma grande verdade.
Sabemos que está enraizado na nossa cultura receber o "conhecimento" transmitido pelo professor e apenas reproduzir o que nos foi passado. Fomos "educados" sem inclinação de favorecer o hábito da pesquisa, não tivemos durante a vida escolar o estímulo necessário e isso ainda acontece em muitas salas de aulas no Brasil. Professores com muita vontade de fazer acontecer, mas faltando formação continuada (que muitas vezes vem para suprir as próprias lacunas da formação acadêmica, outras para ampliar a visão docente).
Mas, voltando ao tema em questão, a colega Jaiza colocou que "A EAD exige proposta pedagógica, metodologias, recursos, atividades e avaliações diferenciadas e não apenas os tempos e espaços." Concordo veementemente. Com certeza ainda há muito a se ajustar nessa perspectiva. Nesse sentido, o comentário da colega Luciane esclareceu alguns aspectos.
Mas, na minha opinião, acrescento que a Educação a Distância precisa também de um aluno que compreenda seu papel no espaço da EAD. Acho que, pelo menos uma parcela dessa dificuldade em relação aos fóruns pode ser contornada quando o aluno se propõe a simplesmente dar um "stop" e prestar atenção ao que está sendo posto em discussão. Acredito que não podemos viver dando desculpas (estou trabalhando muito, estou sem tempo, estou cansado) para não nos integrarmos ao curso. Afinal, estar inserido num curso EAD, exige ter tempo disponível para realizar as atividades e não apenas escrever qualquer coisa só para cumprir requisito.
Não estou responsabilizando o aluno, apenas colocando, como aluna o que vejo em alguns fóruns de cursos ead.
Acredito que é sim, papel do professor/tutor estimular o aluno, propondo metodologias mais eficazes nesses fóruns... Mas, como o próprio texto deste fórum diz, é preciso um trabalho de pesquisa para melhor aplicar tais propostas no ambiente digital. No que diz respeito à educação, tudo precisa estar bem fundamentado e analisado para diminuir as chances de erros e aumentar os níveis de acertos, até que seja alcançado o propósito esperado nos fóruns de discussão e demais atividades aplicadas.

PS: Coloquei aqui, em alguns momentos a minha opinião, mas sei que este é um espaço para construir e reconstruir os conhecimentos, portanto espero, Prof. Doris e caros colegas, que se algum de vocês puderem apresentar suas considerações para que possamos aprimorar o assunto, ficarei grata. Afinal, estamos aqui para aprender. ;)

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 06:33
por hmlins
Olá Dóris

Muito pertinentes as considerações que destaca...Tenho proposto alguns fóruns, não só para alunos, mas pares docentes de trabalho, e fica evidente a necessidade de que alguém (professor e/ou tutor) reestabelecer os principais fios condutores das discussões propostas...Isso valeria para o presencial, sem dúvida, mas o próprio gênero fluido e dinâmico dos hipertextos impõe ainda mais essa necessidade, sem que percamos as possibilidades de "outras janelas"/ sentidos para o que vai sendo veiculado, senão o fórum se torna um questionário revestido...Um desafio!

Abraços e parabéns pelo trabalho.

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 06:52
por Dorissoares
Olá!

Fico feliz em saber que a minha pesquisa se mostra de utilidade para meus colegas e agradeço as palavras de incentivo.

Acho que a Jaiza colocou muito bem algo que percebi ao realizar este estudo: a questão da postagem de reflexões somente como forma de cumprir a tarefa proposta pelo tutor e de não buscar um engajamento em uma conversa assíncrona. Isso também ficou claro para mim em outras análises que fiz, em especial sobre a forma como as postagens se encadeiam nos fóruns de discussão, pois este trabalho é um pequeno recorte de uma teste de Doutorado. Vemos que são rara as postagens em que há um fio condutor ligando uma conversa a outra, o que de fato ilustra que os fóruns podem ser, sim, espaços monológicos.

Para quem quiser se aprofundar, há vários autores nas referências bibliográficas de minha teste que questionam a visão pré-concebida do fórum como espaço para o dialogismo, pois o simples fato de haver um fórum em um curso não garante colaboração e co-construção de sentidos.

Quanto ao papel do aluno, citado por 83991174553, acho que ele ainda precisa ser melhor definido. Ou seja, sabemos ser alunos em contextos presenciais, mas e nos contextos on-line? Quais são as "regras" e nossos papéis como atores sociais? Acho que ainda temos um caminho pela frente até entendermos melhor essas questões e tirarmos o melhor proveito da EAD mediada pelo computador.

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 06:54
por Adelino1
Olá Doris! Parabéns pelo seu excelente trabalho! Para que os fóruns de discussão sejam uma eficaz ferramenta de aprendizagem é necessário que o tutor ou professor estabeleça os critérios de forma coerente e clara. Mensagens muito extensas podem ser cansativas; alunos que postam sua mensagem no mesmo dia e não participam mais não acrescentam muito; pouca interação não contribui para o processo de aprendizagem e quando o tutor ou professor não realiza a mediação os alunos podem ficar perdidos no decorrer do fórum. Abraços!

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 07:25
por FabriciaPimenta
Prezados, boa noite.
O tema chamou minha atenção e, especialmente após ler o texto, observei que as evidências obtidas apontam para "uma possível necessidade de revisão da prática docente no que tange a condução de tarefas de reflexão nos fóruns de discussão."
Fico me perguntando se devemos atribuir tão somente ao professor a responsabilidade da condução dessas tarefas. Não seria interessante promover outras formas de atividades nos fóruns a fim de estimular os alunos ao invés de "transpor" a dinâmica do presencial para o ensino online?
Cordial abraço.

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 09:14
por niceiamelo
Oi pessoal,
fazendo a leitura de algumas mensagens e da proposta do tema acredito que o fórum seja um ambiente de co-construção desde quando este seja proposto e utilizado de forma em que o diálogo seja fundamental entre as partes. A dialogicidade, a exposição das opiniões, o debate de pontos contrários e mesmo a concordância entre os pontos de vista promovem esta co-construção. Um fórum não pode ser bidirecional ( professor e alunos) mas um espaço de trocas de opiniões com multilateralidade em que um e todos aprendam e formem redes.

Re: O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 09:49
por Valdeci
É muito interessante a discussão sobre a co-construção do conhecimento no uso de fóruns. Creio que é bastante proveitoso, pois você acaba tendo a oportunidade de interagir com diversas pessoal e ao mesmo tempo obter boas informações sobre o assunto que está em pauta no determinado fórum. E é exatamente os meios de comunicação que nos proporcionam isso. Afinal o mundo muda e o ser humano muda constantemente.
A evolução do ser humano sempre foi caracterizada pelo uso da tecnologia. Se as pinturas rupestres consagraram os homens pré-históricos na comunicação, as diferentes mídias sociais na atualidade também consagram o homem pós-moderno.