Fórum do Evidosol/Ciltec-online

QUE LITERATURA CONTEMPORÂNEA É ESSA?

2º dia do evento

Re: QUE LITERATURA CONTEMPORÂNEA É ESSA?

Mensagempor wiliandias » Ter Jun 03, 2014 06:34

Boa noite pessoal.
Tenho comigo que a literatura é a maneira mais nobre e ao mesmo tempo simples do uso da palavra. Isto é , a literatura nos causa estranheza nos deixa extasiados. Assim como um escultor depara-se com um peça e dá li a liberta, do mesmo modo acontece com o escritor o qual fazendo uso de neologismo tem a destreza de lapidar palavras. É bom deixar claro que as palavras esta intrinsicamente ligada à cultura da plebe. Contudo as palavras são de certa maneira usurpadas pelos poetas, cujos poemas dá uma nova roupagem essas palavras transformando-as para uso cotidiano. Percebe-se isso na belíssima obra de "Alencar" Iracema. Conclui-se o quanto o autor trabalhou as palavras dando vida à história. Por conseguinte a literatura consubstancia as palavras e a imaginação do leitor que, por sua vez: cria, fomenta, causa dúvida, esclarece.
wiliandias

Mensagempor alesilvaaa » Ter Jun 03, 2014 06:54

Eu acho este tema muito interessante. Na atualidade, como você colocou no seu texto, qualquer um pode publicar e qualquer um pode se tornar "escritor" nos meios virtuais. No meu conhecimento sim se tem alguns escritores brasileiros contemporâneos, por exemplo, aqueles 20 escritores jovens que aparecem na edição especial da revista literária Granta (Carola Saavedra, Antônio Prata, Chico Mattoso, entre outros). Não obstante, eu acho que uma pergunta interessante seria ver se se tem leitores que busquem uma literatura com uma boa histôria, literatura desafiante, experimentalista e com jogos de linguagem. Será que na atualidade, com o consumo massivo, a busca de espectáculo e o consumo de informação fácil e rápida, os leitores buscam uma literatura com menos complexidade narrativa?
alesilvaaa

Mensagempor vemione » Ter Jun 03, 2014 07:16

Olá,

parabéns pela pesquisa, acho interessante esse viés analítico que focaliza o escritor. Venho desenvolvendo pesquisas relacionadas a autoria e concordo que essa figura vem sendo cada vez mais desmistificada devido a nova configuração social, e até mesmo meios de circulação e mídia.
Acho que a principal discussão sempre recai sobre literatura X manifestação literária. Best sellers como meio ou fim, devemos nós brasileiros produzir o mesmo tipo do leitura de massa que as sagas estrangeiras?
Gostei muito do seu desenvolvimento trazendo um autor dos nossos!
vemione

Mensagempor mcelirio » Ter Jun 03, 2014 07:59

Boa noite.

Excelente temática para ser discutida.

Tenho planejado um projeto (para anos finais do Ensino Fundamental) para trabalhar com literatura digital. Ainda temos poucas produções brasileiras verdadeiramente digitais (aquelas criadas em ambiente digital e que demandem do leitor habilidades de navegação nesse ambiente).

Everton, você teria sugestões de autores e obras digitais?

Obrigado.
mcelirio

Mensagempor mcelirio » Ter Jun 03, 2014 07:59

Boa noite.

Excelente temática para ser discutida.

Tenho planejado um projeto (para anos finais do Ensino Fundamental) para trabalhar com literatura digital. Ainda temos poucas produções brasileiras verdadeiramente digitais (aquelas criadas em ambiente digital e que demandem do leitor habilidades de navegação nesse ambiente).

Everton, você teria sugestões de autores e obras digitais?

Obrigado.
mcelirio

Mensagempor SabrinaNonato » Ter Jun 03, 2014 09:13

Olá. Realmente, um excelente tema. A literatura sempre esteve muito envolvida com o contexto em que está inserida. Atualmente, com a tecnologia em tamanho desenvolvimento, principalmente no que diz respeito aos meios de comunicação agem com força sobre as obras brasileiras. Toda esta exposição a qual estamos sujeitos, a "expressabilidade" tão acessível às mais variadas pessoas, mesmo que não de uma maneira uniforme, coloca em evidência não somente ideias, como também pessoas. A partir disto, esta necessidade de exposição que é crescente dentre a população, que não somente quer se expor, mas quer a exposição dos outros. Não basta somente as obras, mas faz-se cada vez mais necessário conhecer o que as ocasionou.
Paralelo a isso, num planeta com tanto fluxo de informação, a multiplicidade encontra sua oportunidade. A literatura e todos os fatores inclusos no processo cultural envolve "cópias". Seres humanos são cópias do conhecimento que recebem. Com a acessibilidade que temos, é possível retomar estilos passados e recentes com mais facilidade, sendo a difusão a responsável pela menor preocupação com a estética ou com a formalização dos padrões da escrita. A estética, a técnica, tão valorizadas em gerações passadas em que as tendências se mesclavam menos e que a disseminação cultural era menor, dão lugar à subjetividade. Portanto, na condição de contemporâneos desta literatura, é complexo, que nós, reféns de todos esses mesmos fatores tentemos enxergar o que se concretiza, ou tende a se concretizar, somente o tempo, pode talvez tornar a nossa visão sobre a literatura atual mais clara. Sobre as produções literárias brasileiras atuais, a influência midiática é muito forte, há uma carência sim, de um grande autor, mas há obras muito interessantes, mas que são publicamente enfraquecidas pelas tendências populares, comerciais, propagadas atualmente, como alguns best-sellers internacionais, por exemplo.
SabrinaNonato

Mensagempor SuelemFerreira » Ter Jun 03, 2014 09:35

Boa noite a tod@s!

Concordo com os colegas que dizem que temos autores bons, sim. Acredito que a boa literatura contemporânea é como a boa música, atualmente: são poucas, mas existem, e o pior, poucos leem. Como os colegas mencionaram, fica óbvio que a maioria das obras visa apenas o mercado de consumo. Entretanto, alguns autores como os da coleção "Amores Expressos", da Companhia das Letras, podem ser mencionados com ênfase e destaque devido a excelente narrativa.
Ótimo trabalho!
Um abraço.
Suélem
SuelemFerreira

Mensagempor samara12 » Ter Jun 03, 2014 10:59

Ao meu ver, acredito que há aqui no Brasil, uma cultural de que tudo que é externo a nós é melhor. Nesse sentido, creio que damos muito mais valor àquilo que vem do exterior e não valorizamos tanto o que é do nosso país. Falo isso não só com relação aos livros, mas em relação ao consumo em geral.
Claro que há livros e livros, assim como há autores e autores. Temos que aprender a valorizar mais nossa cultura. No Brasil tem muita coisa boa, de qualidade. Temos muitos livros bons e autores bons, inclusive, atemporais, pois são sempre contemporâneos por mais antigos que sejam.
samara12

Mensagempor leadutracosta » Ter Jun 03, 2014 11:19

Como ocorre em todas as disciplinas, o professor de Literatura tem que saber cativar o aluno, o que é um tanto difícil seguindo pelo cronologia dos estilos. Fundamental é ler junto com os alunos a leitura que for.
leadutracosta

Mensagempor paulabruno » Ter Jun 03, 2014 11:33

Difícil enxergar valor e estilo em algum autor contemporâneo, uma vez que sua expressão literária soa natural para nós que vivenciamos a mesma época. Só o distanciamento poderá analisar calculadamente, de forma a relacionar história e cultura, para que se determine um mesmo status (ou até maior) que outro autor integrante de movimentos passados desfruta. E isto, infelizmente nossos olhos provavelmente não poderão contemplar... Agora. desmistificar os clássicos diante dos alunos, que chegam às salas de aula com a opinião formada de que são "chatos" corresponde ao desafio do professor, e não só dele: os pais deveriam tomar esta causa também, trazendo-os para o dia a dia. Alternar os estilos de leituras, equilibrando o que é disponibilizado é saudável e equipa o leitor de argumentos para uma crítica válida. Somente com o conhecimento do que é "duvidoso" sagra-se o "reconhecido". Não temos poder sobre o dia de amanhã, em que todas as nossas apostas podem "cair por terra"...
paulabruno

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 03/06/2014