Fórum do Evidosol/Ciltec-online

APROXIMAÇÕES DO ENSINO A DISTÂNCIA COM O ENSINO PRESENCIAL: UMA NECESSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2º dia do evento

Re: APROXIMAÇÕES DO ENSINO A DISTÂNCIA COM O ENSINO PRESENCIAL: UMA NECESSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Mensagempor vemione » Ter Jun 03, 2014 07:22

Olá, achei muito legal o projeto de vocês, acho que além de chamar atenção dos alunos presenciais é uma forma de prepará-los para usar esses recursos em suas aulas e também a terem contato com a EAD.
Cada vez mais a educação a distância ganha espaço em nossas instituições enquanto as licenciaturas presenciais acabam ouvindo falar desses cursos mas não chegam nem a conhecer a plataforma moodle, ou outras similares. Então achei importante falar sobre os professores, e quem sabe num segundo momento um ensino aos academicos de como fazer,lidar e aplicar esse material.
vemione

Re: APROXIMAÇÕES DO ENSINO A DISTÂNCIA COM O ENSINO PRESENCIAL: UMA NECESSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Mensagempor jameoliveira » Ter Jun 03, 2014 07:43

Cibele, gostei bastante do seu trabalho e acho que quando ocorre experimentação igual a sua, deixa muito claro que a teoria realmente se aplica a prática. Mas uma coisa me deixou reflexivo, na seguinte passagem do seu artigo: “(...) os professores estarem preparados para atenderem demandas da “era digital””. Qual a sua opinião sobre isso?
jameoliveira

Mensagempor jeffersonob » Ter Jun 03, 2014 08:02

Pelo que vi um dos projetos foi bem intenso e mesmo com todo apoio é difícil estruturar uma capacitação, parabéns pela pesquisa!!!
Fiquei curioso em saber qual foi, dentre os materiais desenvolvidos no projeto referente ao “Edital 15”, o que deu mais resultado.
jeffersonob

Mensagempor kcastelano » Ter Jun 03, 2014 08:07

Olá Cibele! Pesquisa interessante e muito produtiva já que eu também estou nesse meio, trabalhando com formação de professores do ensino básico. Achei válido quando você mencionou que não se pode esquecer do grupo de professores com bacharelado, pois eles também podem contribuir para a evolução do conhecimento. Excelente trabalho!!!
kcastelano

Mensagempor RenanCardozo » Ter Jun 03, 2014 08:30

Parabéns pelo trabalho!!
O ensino ead e presencial muitas vezes parecem estar de costas um para o outro, pois é difícil encontrar cursos e professores que utilizem estas 2 modalidades. Além disso é imprescindível para o aluno ter autonomia e utilizar as TDICs nas suas casas e zonas de confronto.
Ano passado ministrei um curso de formação de professores e tive a oportunidade de ver que as nossas redes municipais e estaduais de ensino não estão prontas para essa geração 3.0 na qual estamos, no entanto, cabe a nós incentiva-los e criar subsídios para que eles se sintam cômodos e se insiram em essas novas mudanças
RenanCardozo

Mensagempor claudiaraquelalves » Ter Jun 03, 2014 08:40

Boa noite!
Acho que essa aproximação acaba hoje em dia sendo uma necessidade de fato. As tecnologias cada vez avançam mais e os professores não podem ficar de fora desse avanço.
Parabéns pelo trabalho. ;)
claudiaraquelalves

Mensagempor Esivaldo » Ter Jun 03, 2014 08:42

Parabéns pelo tema abordado, o Ensino à Distância é mais uma maneira de integrar com mais facilidade as pessoas que não tiveram ou não tem oportunidades e recursos financeiros para estudar nos grandes centros urbanos. Os profissionais e a sociedade necessitam perder o preconceito sobre a EAD, que veio não para substituir o Ensino Presencial, mais para se unir e ajudar no desenvolvimento humano. Por mais que imaginem que EAD possa substituir o Ensino Presencial isto não irá acontecer, pois o virtual se sustenta no presencial no físico.
Esivaldo

Mensagempor ElidiPavanelli » Ter Jun 03, 2014 09:25

Olá Cibele!
Vejo que seu trabalho tem um grande diferencial, além de discutir, traz propostas práticas. São essas práticas que fazem com que nossos futuros professores passem a utilizas as TICs com mais propriedade. Parabéns!!!
ElidiPavanelli

Mensagempor CibeleCosta » Ter Jun 03, 2014 09:38

Pessoal,

Peço desculpas por não estar on-line no meu horário (entre 20h15 - 20h45), mas eu estou com a internet muito ruim na minha casa, apenas agora consegui entrar.
Estarei on-line (pelo menos tentarei ficar!) para interagir com todos :)

Abraços,
Cibele.
CibeleCosta

Mensagempor paulabruno » Ter Jun 03, 2014 09:53

Há uma desleal concorrência agindo fora do âmbito escolar - o mundo tecnológico que aguarda o aluno assim que é liberado pela escola. Assim, o caderno é chato, mas aplicativo de notas do celular não. Porque não juntar-se ao "inimigo"? Uma vez comprovada o quão interessante pode ser a reformulação de uma aula baseada em suportes tecnológicos, há de se incluir tal modalidade como condição de ensino. O professor foi capacitado como tal porque também possui a habilidade da criatividade e da boa disposição em contribuir, e portanto pode sim realizar experimentações de projetos em seu espaço de trabalho. Onde mais ousar? Ousar sempre! Está disponível pra isso! Sofisticar a aula pode fazer muito bem à auto-estima do professor e melhor ainda ao aprendizado de seus alunos.
paulabruno

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 03/06/2014