As novas tecnologias no cotidiano dos professores de português: um relato sobre os desafios do projeto PIBID na região do baixo Tocantins paraense
Autor(es):
Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui
Benedito de Jesus Serrão Rodrigues
Rosilda Acedo Balieiro
Resumo: Nesta comunicação os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência pela Universidade do Estado do Pará relatarão os desafios de fomentar nas escolas o subprojeto “A tecnologia da informação e comunicação no ensino básico: o ensino de português mediado pelo computador”. Este propõe uma análise crítica reflexiva sobre a relação entre sujeito, linguagem e contexto social problematizando a inclusão das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem da língua portuguesa na educação básica. Entre os vários desafios enfrentados, está a formação teórica, a qual pretende dar suporte para as reflexões, de um lado, acerca das complexas relações de poder e, de outro, das representações simbólicas presentes no espaço em que o projeto será desenvolvido. Para dar conta de tal problemática, os bolsistas apresentarão de que maneira a linguística aplicada e seus contingenciais diálogos com as ciências humanas, a sociologia e a teoria do discurso (CASTELLS, 2005; MAGALHÃES & STOER, 2003; RAJAGOPALAN, 2003; ROJO, 2013) vem propondo “criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a linguagem tem um papel central” (MOITA LOPES, 2008, p. 14) e, no contexto do projeto, como tais teorizações estão sendo utilizadas na construção dos paradigmas que orientam as ações ao decorrer do projeto e visam romper com o modelo de intervenção didática e formação escolar cristalizados pela escola tradicional e positivista.
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