O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO ESPAÇO FORMATIVO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS - PARTICULARIDADES DE UM HIPERGÊNERO
Autor(es):
Nicéia Maria de Figueiredo Souza Melo
Resumo: Neste estudo apresentamos o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, como espaço formativo de múltiplas linguagens, destacando os gêneros digitais e as interfaces comunicacionais hipertextuais nele presentes, caracterizando-o como um hipergênero segundo (BONINI 2003, MARCUSCHI 2004). Os gêneros textuais cumprem um papel de mediadores da comunicação através da utilização da linguagem. São utilizados como meios de intermediar um discurso, uma opinião, um comentário de alguém sobre determinado assunto. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) apresentam características semelhantes às de um ambiente presencial. Neles podemos interagir, conversar online ou offline, de forma síncrona e assíncrona, com a utilização dos gêneros textuais discursivos digitais utilizados para este propósito. Podemos escrever nossas opiniões, ler as opiniões de outros, ouvir ou simplesmente visualizar uma imagem, publicar, curtir, comentar e compartilhar nossos pensamentos e percurso na rede virtual.
Link: