Fórum do Evidosol/Ciltec-online

UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

2º dia do evento

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor Leiliane » Ter Jun 03, 2014 01:07

Interessantíssimo trabalho. Parabéns!
Leiliane
 
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Fev 26, 2013 05:33

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 02:08

Andreia2014 durante a execução do projeto procuramos vincular o conhecimento teórico com as demonstrações práticas, trabalhando também a interdisciplinaridade, processo defendido por pesquisadores como ALMEIDA et al. que afirma o seguinte:
"A interdisciplinaridade, enquanto princípio mediador de comunicação entre diferentes disciplinas, não será jamais um elemento de redução a um denominador comum, mas um elemento teórico e metodológico da diferença e da criatividade." (2004, p. 124)

O uso do recurso tecnológico no ensino pôde mostrar aos educandos que o conhecimento matemático não é algo parado, mas um processo que se constrói com questionamentos, onde o erro faz parte da aprendizagem, e nem sempre a solução está pronta, mas pode ser construída pelo indivíduo, proporcionando reflexão, na perspectiva crítica.
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 02:10

Leiliane obrigado pelo comentário. Necessitamos buscar estratégias didático-pedagógicas que agucem o interesse e a curiosidade dos nossos educandos, superando o marasmo educacional que permeia nossos sistemas de ensino.
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor neivadaiane » Ter Jun 03, 2014 02:33

Este trabalho foi bem desenvolvido, no intuito de explorar o uso de tecnologias no ensino da matemática. :D
neivadaiane
 
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Mai 16, 2014 07:46
Localização: Itapipoca - Ceará

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor Layane » Ter Jun 03, 2014 05:18

Boa tarde,
Tive uma identificação muito grande com o trabalho de vocês, pois eu também desenvolvo um projeto que tem o proposito de aliar o ensino de gêneros textuais com as TICs. Criamos o Lab.Escrib@, que é uma plataforma virtual que tem o intuito de auxilar o aluno com relação a escrita através dos gêneros textuais. Nós desenvolvemos o nosso trabalho utilizando o Wikispaces, também optamos por trabalhar de forma gradual, de acordo com ao grau de complexidade de cada gênero. Acredito que as TICs são ferramentas muito importantes que nos auxiliam em vários aspectos. Sendo assim, acho que nós enquanto educadores temos que nos apropriarmos delas para construirmos novas modalidades de ensino.
Layane
 
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb Mar 22, 2014 01:54

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor neivadaiane » Ter Jun 03, 2014 05:27

Layanne
Certíssima, agradeço pela consideração por sua belas palavras e por relata sua experiência se identificar com nosso trabalho, tendo que parabenizar por seu trabalho. :D
neivadaiane
 
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Mai 16, 2014 07:46
Localização: Itapipoca - Ceará

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor SANDRAVICTORIO » Ter Jun 03, 2014 05:33

A matemática é cheia de crenças e atitudes negativas. Mudar esta percepção do educando é o que nós da Psicologia da Educação Matemática mais queremos. Acredito que a tecnologia pode ajudar neste aspecto como em muitos outros na escola. Gostaria muito de assistir uma aula de matemática usando a tecnologia, deve ser muito interessante.
SANDRAVICTORIO
 
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Mai 07, 2014 01:03

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor SANDRAVICTORIO » Ter Jun 03, 2014 05:33

A matemática é cheia de crenças e atitudes negativas. Mudar esta percepção do educando é o que nós da Psicologia da Educação Matemática mais queremos. Acredito que a tecnologia pode ajudar neste aspecto como em muitos outros na escola. Gostaria muito de assistir uma aula de matemática usando a tecnologia, deve ser muito interessante.
SANDRAVICTORIO
 
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Mai 07, 2014 01:03

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 05:47

Layane o uso da tecnologia no ensino, vinculado a um planejamento adequado, contribui na aprendizagem Matemática, como nos afirma AGUIAR:
"O uso das novas tecnologias propicia trabalhar em sala de aula com investigação e experimentação na Matemática, considerando que permite ao aprendiz vivenciar experiências, interferir, fomentar e construir o próprio conhecimento. O aluno participa dinamicamente da ação educativa através da interação com os métodos e meios para organizar a própria experiência. A participação do professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem é relevante para permitir que o aluno desenvolva habilidades e seja capaz de realizar a atribuição de significados importantes. "(2008, p. 63,64)
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 05:50

SANDRAVICTORIO A utilização de estratégias que agucem a curiosidade e o interesse dos alunos pode transformá-los em cidadãos críticos, capazes de aprender, em sua complexidade, os conhecimentos matemáticos, o que requer um olhar mais amplo sobre os processos envolvidos e as metodologias aplicadas, a fim de que se compreendam os múltiplos fatores de aprendizagem envolvidos.
Em relação à importância das observações “in loco”, segundo Fiorentini & Lorenzato:
"Considerando a educação matemática (EM) uma prática social, o trabalho de campo torna-se uma opção importante, pois fornece elementos que nos permitem compreendê-la e, então, transformá-la. Além disso, são informações que nos levam a criar e desenvolver conhecimentos a partir da prática e nos impedem que inventemos explicações e compreensões que buscamos. As informações não são simples dados fornecidos pela natureza ou pelas práticas sociais. Nós é que os produzimos mediante um processo interativo de diálogo e questionamento da realidade." (2007, p. 102)
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 03/06/2014

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron