Fórum do Evidosol/Ciltec-online

UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

2º dia do evento

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 05:56

Pensar e repensar as práticas pedagógicas, as estratégias de abordagem do conhecimento e a transformação destes elementos numa aula qualificada e eficiente, são tarefas que se expressam no trabalho essencial dos docentes, na busca de transformar as suas salas de aula em espaços privilegiados de uma aprendizagem mais expressiva dos conteúdos trabalhados. Talvez este seja o desafio posto.
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor FernandaElsner » Ter Jun 03, 2014 07:22

Olá a todos...
Muito interessante o trabalho apresentado. O uso das TICs na disciplina de matemática auxilia ao aluno levantar hipóteses e desenvolver o raciocínio lógico. Trabalhei com alunos com necessidades educacionais especiais utilizando os objetos de aprendizagem (objetos educacionais). O trabalho foi muito produtivo, pois os alunos conseguiram desenvolver muitos aspectos antes defasados que o professor da sala em seu dia a dia não conseguiu aprimorar. Infelizmente, os professores ainda não conhecem ou não dominam a tecnologia, fato que dificulta o desenvolvimento de projetos com as TICs.
Até!
FernandaElsner
 
Mensagens: 20
Registrado em: Ter Jun 07, 2011 02:48

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor Mayre » Ter Jun 03, 2014 07:29

Boa noite, Francisco e Neiva!

Vocês mostram, de forma clara, o valor da tecnologia no envolvimento do trabalho pedagógico. Com certeza elas auxiliam, no processo de ensino-aprendizagem, como recurso lúdico de grande motivação para os alunos.
Parabéns,
mayre
Mayre
 
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Mai 28, 2014 07:34

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 08:06

Boa Noite FernandaElsner e Mayre...
A tecnologia pode, quando usada de forma planejada e gradual, colaborar de forma efetiva na busca de uma aprendizagem relevante, encontrando respostas que desmistifiquem paradigmas antigos que permeiam o ensino atual, cooperando na busca de um conhecimento matemático satisfatório e importante que contribua no desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade.
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor lzantt » Ter Jun 03, 2014 08:06

O trabalho de vocês me levou a refletir sobre o paradigma da utilização das novas tecnologias no processo de aprendizagem e nas questões do acesso à qualidade do ensino. Para a necessidade de novas práticas didáticas a partir de uma visão abrangente do currículo, com vistas à eliminação das barreiras que dificultam ou impedem a participação e acesso de cada aluno. Acredito que seja um exercício a ser, necessariamente, adotado por todos na escola.
Parabéns!!!
Lzantt.
lzantt
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Mai 28, 2014 07:22

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 08:16

No âmbito das discussões sobre o ensino-aprendizagem da matemática, deve-se também ter um olhar mais amplo sobre os processos envolvidos, a fim de que se compreenda os múltiplos fatores de aprendizagem que envolvem estes processos.
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor FabriciaPimenta » Ter Jun 03, 2014 08:18

Primeiramente, parabéns aos autores. Considero ímpar a pesquisa que demonstra como efetivamente utilizar as TICs no processo de ensino-aprendizagem. A teoria, associada à prática, tende a reverter melhores resultados.
O projeto desenvolvido por vocês deve ter continuidade? Como pensam em "inovar" mais a prática? Cordial abraço,
FabriciaPimenta
 
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 04:39

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 08:26

FabriciaPimenta É importante destacar que a aprendizagem acontece, a partir de uma relação entre o professor, o aluno e o conhecimento a ser ensinado. Dependendo da qualidade e refinamento desta relação, um melhor ou pior processo de ensino-aprendizagem, uma melhor ou pior aquisição do saber, se dará.
Ingressei no mestrado em educação, mas minha temática de pesquisa delineia-se com um outro foco investigativo, mas a Neiva pretende continuar com a pesquisa, que contará com a minha contribuição.
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 08:27

Temos a impressão, que é no contato com material significativo e refinado, com metodologias adequadas e conteúdo qualificado, mediados pela ação corajosa, desafiadora, inquietante e singular dos docentes, que será possível rompermos a barreira da defasagem gritante em relação ao ensino-aprendizagem de matemática dos nossos educandos.
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

Re: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Mensagempor jeovanenascimento » Ter Jun 03, 2014 08:27

Pensar e repensar o currículo, as práticas pedagógicas, as estratégias de abordagem do conhecimento matemático e a tradução destes elementos numa aula qualificada, eficiente e singular, são tarefas que passam pela escola, mas que se expressam às crianças, no trabalho essencial das professoras e dos professores, na busca de transformar as suas salas de aula em espaços privilegiados de uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos matemáticos.
jeovanenascimento
 
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mar 13, 2014 10:11

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 03/06/2014

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron