Fórum do Evidosol/Ciltec-online

PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

3º dia do evento

Re: PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

Mensagempor fabiomac » Qua Jun 04, 2014 11:05

Muito bom o trabalho e a iniciativa de disseminar LaTeX.

Gosto muito do LaTex
fabiomac

Re: PROJETO LATEX PARA TODOS: PROMOVENDO A QUALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

Mensagempor giovanasousa » Qua Jun 04, 2014 11:16

Olá, Ana Paula, Dalita e Elton,
Penso que o campo Linguagem e Tecnologia tem muito a explorar em termos de ferramentas linguísticas computacionais para processamento e pós-processamento de texto, de modo, entre outras vantagens, a transferir para a máquina tarefas assimiláveis pela lógica da programação, incrementar a qualidade dos nossos textos e permitir ao autor uma análise de sua produção, antes de divulgá-la.
O trabalho de vocês traz mais uma luz nesta trilha para mim.
Grande abraço!
Giovana
giovanasousa

Mensagempor alesilvaaa » Qua Jun 04, 2014 01:12

Eu achei bem interessante o projeto de Latex para todos, pois é um software livre que pode ser usado por todo mundo, nem só pesquisadores e pessoal do mundo acadêmico. A divulgação do uso de software livre deveria ser um objetivo comum. Na atualidade, é importante que desde crianças e na escola o ensino seja diversificado, que eles conheçam o software livre e tudo o que se pode fazer conhecendo e modificando os códigos de programação. Quando eu estava no ensino fundamental só me ensinaram a usar Microsoft Office e eu fiquei com a idéia de que esse era o único software de processador de texto (Word) de cálculo (Excel) e de presentaçoes (Powerpoint). Eu agradeço muito congressos como este e projetos livres, pois estas ferramentas são de todos para todos.
alesilvaaa

Mensagempor Andreia2014 » Qua Jun 04, 2014 02:43

Utilizo muito o word mas gostei do projeto. Vou conhecer e tentar usar o LATEX para ver se me adapto. Parabéns pelo trabalho.
Andreia2014

Mensagempor FabriciaPimenta » Qua Jun 04, 2014 04:31

Parabéns aos autores pelo trabalho desenvolvido.
Confesso que sempre tive muita dificuldade para utilizar o LaTeX na elaboração dos trabalhos acadêmicos.
Já acessei o link indicado por vocês e gostaria de saber se tem conhecimento de algum tutorial básico para o uso do LaTeX?
Cordial abraço,
FabriciaPimenta

DESDE VERACRUZ - MÉXICO

Mensagempor NadiaMariaASilva » Qua Jun 04, 2014 06:56

Estimados Elton, Dalita e Ana Paula

Boa tarde,

Muito interessante o projeto que vocês vem desenvolvendo na Universidade Federal do Pará usando o sistema/linguagem de marcação LaTeX, principalmente incluindo a adoção deste “editor de documentos eletrônicos como padrão para elaboração de monografias, dissertações, artigos, teses e livros”, já que trabalhar a elaboração de documentos eletrônicos, científicos e matemáticos com alta qualidade tipográfica não é uma ação fácil e de domínio público. Neste sentido a contribuição de vocês é de grande relevância não só para os estudantes universitários, mas também para nós os profissionais que temos interesse em pesquisar e difundir os resultados de nossos estudos.

Gostaria de conhecer mais sobre este sistema.

Meus parabéns!.

Um abraço.
NadiaMariaASilva

Mensagempor claudiaraquelalves » Qua Jun 04, 2014 07:07

Também não conhecia o Latex.
Com esse projeto podemos perceber as inúmeras vantagens que esse sistema pode proporcionar.
Parabéns pelo trabalho! ;)
claudiaraquelalves

Com esse projeto podemos perceber as inúmeras vantagens que esse sistema pode proporcionar.
claudiaraquelalves

Com esse projeto podemos perceber as inumeras vantagens que esse sistema pode proporcionar.
claudiaraquelalves

Mensagempor cristinasouza » Qua Jun 04, 2014 07:31

Olá, parabéns pelo trabalho. Sou revisora de português e encontrei bastante dificuldade para revisar os textos produzidos utilizando este programa. Não o conheço bem e não consegui localizar ferramentas de revisão semelhantes às do Word. Existem tais recursos no Latex? Obrigada. ;)
cristinasouza

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 04/06/2014