RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA PRODUÇÃO DE CURSOS MASSIVOS ONLINE
Autor(es):
MARCOS ANTONIO PEREIRA COELHO
Lenise Ribeiro Dutra
Resumo: A modalidade de ensino a distância nas últimas décadas se embasa em teorias de aprendizagens, ferramentas de comunicação e principalmente em ambientes virtuais fechados, em sua maioria modular e em crescimento constante. Para agregar mais valor a esse contexto, surgem os Recursos Educacionais Abertos (REA), que proporcionam a seus usuários maior autonomia de escolha tanto do método quanto do conteúdo a ser estudado. Este artigo tem por objetivo realizar um breve estudo sobre os recursos educacionais abertos e dos Cursos Massivos Online (MOOCs), que os utilizam em sua maioria com base na teoria conectivista proposta por Siemens(2004). A pesquisa se justifica pela falta de estudos mais detalhados sobre os dois temas, procurando contribuir com pesquisadores e estudantes da área. A metodologia eleita foi a pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e na Internet. Percebeu-se que os recursos educacionais abertos, estão em escala de ascensão e são utilizados nos Mooc.
Link: