Desenvolvendo o raciocínio lógico matemático a partir da aprendizagem de princípios de programação em blocos
Autor(es):
Augusto Márcio da Silva Júnior
Gabriel Gerber Hornink
Resumo: Este artigo descreve uma pesquisa com 81 pessoas de diferentes faixas etárias e escolaridade, cujo objetivo foi obter indícios do desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico-matemático pela aprendizagem em programação em blocos, mediada pela utilização de tecnologias da informação e comunicação. Para isto, foi realizada uma capacitação online via ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, configurado de modo a fomentar as interações entre os estudantes, introduzindo os princípios da computação e pensamento computacional com foco nas ferramentas code.org e Scratch, consistindo em um ambiente de educação online com múltiplos desafios divididos em etapas e graus de dificuldade. Com base na bibliografia pesquisada e no relato dos estudantes após a realização do curso, os resultados e acompanhamentos, apontaram que além do aspecto motivacional da temática dos jogos, as atividades realizadas nesta pesquisa somadas ao aprendizado em conceitos do pensamento computacional podem auxiliar a resolver problemas do dia-a-dia, além de auxiliar na resolução dos desafios no raciocínio lógico-matemático.
Link: