Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Educação a distância: possibilidades e desafios na formação continuada de professores

Re: Educação a distância: possibilidades e desafios na formação continuada de professores

Mensagempor MARINEIDE » Seg Jun 05, 2017 07:07

A Educação à Distancia pode acrescentar mais conhecimentos aos professores. Considero válida essa forma de aula,pois oferece horário flexível e o profissional pode estudar no tempo de folga do trablho.
MARINEIDE

Re: Educação a distância: possibilidades e desafios na formação continuada de professores

Mensagempor biacanto » Seg Jun 05, 2017 07:14

ótimo trabalho!! é uma temática muito pertinente!!! :)
biacanto

Mensagempor FlaviaPaulaUemg » Seg Jun 05, 2017 07:18

Adorei!!! Muito interessante o assunto, futuramente pretendo continuar ampliando meus conhecimento e minha formação através do EAD. Muitas pessoas acham q o método de ensino a distancia é inferior ao presencial, mas na verdade ele tem mesmo valor, as vezes é até melhor devido a exigir do aluno muito mais disciplinação. ;)
FlaviaPaulaUemg

Mensagempor TaisBarbosaSobrinho » Seg Jun 05, 2017 08:17

Excelente texto.Parabéns.
TaisBarbosaSobrinho

Mensagempor jeovanenascimento » Seg Jun 05, 2017 08:23

Concordo com você, Aldisia, o papel do tutor é fundamental, fornecendo subsídios que possam auxiliar o cursista no delineamento das atividades realizadas no decorrer do curso, de forma que possa analisar seus avanços e limitações.
jeovanenascimento

Mensagempor pollyanna3037 » Seg Jun 05, 2017 08:27

É de suma importância que os cursos de formação de professores na modalidade EAD, assim como os presenciais, tenham bem definidos os seus objetivos e que estes estejam embasados em uma proposta sólida de educação.
Parabéns pelo tema abordado!
pollyanna3037

Mensagempor Anapl » Seg Jun 05, 2017 08:37

Boa noite a todos,

Gostei muito do trabalho e, para mim, trata-se de um tema pouco discutido. Eu desconhecia trabalhos analisando as possibilidades e limites da EAD na formação continuada de professores.

Fiquei curiosa com algumas coisas. Esse curso que vocês mencionam era obrigatório para os professores da rede Estadual? Embora apenas 2 professores tenham aceitado participar da pesquisa, quantos professores participaram do curso?

Vocês mencionam que é preciso superar os métodos obsoletos que permeiam o ensino. Eu vejo que, realmente, muitos professores estão nessa busca e, muitas vezes, se deparam com barreiras na própria escola (ainda tradicional). Muitas vezes, os próprios sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem acreditam que a aprendizagem ocorra por meio da transmissão e não construção de conhecimentos. Encaram atividades lúdicas e nas quais os alunos são protagonistas como perda de tempo. Ganhar espaço nas escolas é, ainda, uma batalha.

Concordo que o uso de tecnologias seja um caminho para superar esse ensino tradicional e focado no professor e acho que devemos tomar o cuidado de oferecer, por meio da tecnologia, algo que seja, de fato, significativo para os alunos, propiciando interações e trocas de saberes. Podemos utilizar a tecnologia, mas apenas reproduzir métodos tradicionais.

Também percebo que os professores querem muito se apropriar das novas tecnologias para poder trabalhar com os alunos e que se sentem inseguros. Nesse sentido, os cursos EAD parecem ajudar, também, a familiarizá-los com as ferramentas tecnológicas.

Acredito que a EAD para a formação continuada seja um caminho, mais uma opção de trabalho, mas não sei se podemos considerá-la melhor ou pior do que a presencial... cada uma tem suas possibilidades e limitações.

No que se refere à atuação do tutor, acho importante que seja estabelecido com os alunos um horário de trabalho. Quando atuei um cursos EAD de universidades públicas, isso era bastante reforçado, para que a gente também aprendesse a se organizar e ter um horário de trabalho. Assim, o aluno se organiza para realizar as atividades e tirar as dúvidas a tempo da postagem final.

Fiquei com uma dúvida na parte metodológica. Vocês mencionam que realizaram entrevistas semiestruturadas com os participantes e que a pergunta foi enviada para eles. Fiquei pensando se não seria um questionário.... mas é uma dúvida mesmo.

Me desculpem ter escrito tanto, mas gostei muito do trabalho e tentei discutir algumas colocações que li em outras postagens também.

Parabéns pelo trabalho! Ana
Anapl

Mensagempor Mauricio » Seg Jun 05, 2017 08:41

Olá, pessoal! Boa noite!
Muito bacana a pesquisa. Em nosso país, de dimensões continentais, a modalidade de ensino à distância é vista como algo excelente para atender aquelas regiões que não conta com uma Universidade ou um instituto técnico. Embora as os alunos da modalidade EaD enfrentem problemas, como a falta de um professor a disposição para tirar eventuais dúvidas, o ensino se torna viável e contribui com a formação de muitos alunos, diminuindo as desigualdades.
Parabéns!
Mauricio

Mensagempor sah2017 » Seg Jun 05, 2017 09:54

a educação a distancia se tornou uma excelente oportunidade para as pessoas que querem ter uma formação continua e de qualidade. realmente o texto fala tudo, excelente argumentação :) parabens :D
sah2017

Mensagempor JOANA » Seg Jun 05, 2017 10:19

Otimo texto! O EAD possibilita a formação continuada dos professores com flexibilidade de horário.
JOANA

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 05/06/2017