Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor Evidosol » Sex Jun 02, 2017 08:44

Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Autor(es):
JONATHAN FLORENTINO DA SILVA
Maria Cristina MarcelinoBento

Resumo: As mudanças complexas pelas quais o mundo tem passado evocam demandas educacionais referentes a práticas articuladas na preparação de alunos atuantes criticamente. No que se refere aos professores, esses encaram desafios sem precedentes e, ainda, buscam a incorporação de tecnologias constantemente presentes nos contextos sociais de alunos em toda parte. Desse modo, tem-se a necessidade de os educadores buscarem respaldo teórico e práticas capazes de prover experiências em contextos diversificados. Com base no exposto, apresenta-se o objetivo desse artigo em tecer análises acerca de um material didático para ensino de inglês como língua estrangeira no que concerne às habilidades para o ensino na Era Digital. Adotamos como parâmetro a obra Teaching in a Digital Age de Tony Bates (2015) e traçamos como critérios de análise as habilidades descritas por Bates para a Era Digital. Como conclusão, refletimos acerca da abordagem baseada em gêneros do discurso, prática social, uso de mídias digitais, letramentos e práticas significativas. Os resultados referem-se ao perfil dos novos cenários descritos na chamada Era Digital e são de cunho qualitativo.

Link: http://evidosol.textolivre.org/papers/2017/upload/86.pdf (Visualizar)
Avatar do usuário
Evidosol
 
Mensagens: 405
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 04:45

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor NatGentil » Seg Jun 05, 2017 12:13

Sobre o ensino da língua inglesa na era digital, seria possível aplicar o método pesquisado em escolas públicas de periferia?
NatGentil
 
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Mar 15, 2017 09:14

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor criscabento » Seg Jun 05, 2017 01:27

Sim é possível, pois os alunos da periferia vivem a era digital, um dos desafio é adaptar um material de inglês frente a realidade deste aluno.
O outro desafio , se dá mediante a necessidade em fazer com que o aluno da periferia entenda a importância da língua inglesa, ou seja, qual a função social desta.
Não podemos marginalizar o aluno da periferia, devemos aceitar o desafio de ajuda-los na compreensão de mundo, ou como dizia Freire fazer a leitura de mundo.
criscabento
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mar 30, 2017 04:03

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor cvq83 » Seg Jun 05, 2017 03:12

Boa tarde! Concordo com a resposta dada por vocês "os alunos da periferia vivem a era digital, um dos desafio é adaptar um material de inglês frente a realidade deste aluno (...) Não podemos marginalizar o aluno da periferia, devemos aceitar o desafio de ajuda-los na compreensão de mundo, ou como dizia Freire fazer a leitura de mundo". Mas como vocês pensam na maneira de fazer o letramento crítico na Era Digital em sala de aula? Como vocês propõem o uso das tecnologias em salas de periferia... Gostaria de saber mais sobre isso...
Abraços,
Camila Vilela
cvq83
 
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Mar 23, 2017 06:31

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor JoyceFettermann » Seg Jun 05, 2017 04:11

criscabento escreveu:Sim é possível, pois os alunos da periferia vivem a era digital, um dos desafio é adaptar um material de inglês frente a realidade deste aluno.
O outro desafio , se dá mediante a necessidade em fazer com que o aluno da periferia entenda a importância da língua inglesa, ou seja, qual a função social desta.
Não podemos marginalizar o aluno da periferia, devemos aceitar o desafio de ajuda-los na compreensão de mundo, ou como dizia Freire fazer a leitura de mundo.


Boa tarde, criscabento!
Concordo com você! Vivemos em um tempo em que as tecnologias digitais são acessíveis a muitos, em lugares variados. Na periferia, nos grandes centros e até na zona rural. Cabe ao aprendiz entender a importância que a língua inglesa tem e identificar em que momento ela poderá ser útil em seu contexto.
Hoje, como efeito da globalização, pessoas em vários contextos podem aprender e utilizar o idioma, comunicando-se com pessoas do mundo todo, ouvindo músicas, assistindo a filmes e séries... apenas a partir de um clique ou toque no celular. Como utilizar isso tudo em contextos periféricos? Acredito que a partir do momento em que o professor atua nesses ambientes, vivencia essa realidade na prática, ele conseguirá compreender como e o que pode fazer para inserir esses usos no cotidiano desses alunos. Logo, não há uma receita pronta, a vivência é que vai apontar os caminhos possíveis.

Abraços!
JoyceFettermann
 
Mensagens: 60
Registrado em: Ter Jun 07, 2011 01:57

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor jhowflorentino » Seg Jun 05, 2017 04:34

Boa tarde a todos.
Gostei muito dos questionamentos até porque trabalho também em contextos de escolas públicas. Em algumas delas o acesso à internet e mesmo a computadores é escasso e dificultoso. Claro que a estrutura da escola é um fator essencial na proposta de atividades para a Era Digital, mas a falta de recursos não é limitadora. Penso em alguns pontos, como a formação digital do professor, uma vez que esse agora precisa de entender variadas formas de linguagem, espaço digitais, redes sociais e propostas desenvolvidas em várias partes do mundo. Há diversas pesquisas acerca de como, por exemplo,fazer uso do celular. Como disse Celani (2009), cabe ao professor analisar a turma e desenvolver práticas que a ela se adequem. Por isso, gosto muito da palavra adaptação. Nesse ponto, o letramento crítico aparece quando alunos refletem criticamente a partir da realidade que vivem, como a periférica, e a produção (letramento é produção) em língua estrangeira se volta a práticas socioculturais significativas. Como apontado por Cristina Bento, não podemos marginalizar um contexto, mas prover oportunidades. Acredito grandemente que na interação nos construímos sujeitos mais críticos. Outro ponto é o fato de a maioria dos alunos interagirem muito virtualmente, como disse Joyce, o que pressupõe dos alunos a conscientização de que as necessidades de comunicação estão se transformando e o inglês é cada dia mais essencial.
Editado pela última vez por jhowflorentino em Seg Jun 05, 2017 04:38, em um total de 1 vez.
jhowflorentino
 
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 20, 2017 10:35

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor luisricardosoares » Seg Jun 05, 2017 04:38

Assunto interessantíssimo!
Parabéns.
luisricardosoares
 
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mai 10, 2017 02:46

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor guissimoes » Seg Jun 05, 2017 04:48

“A escola atual está diante de um grande desafio, uma vez que o acesso à informação está cada vez mais fácil. O seu papel agora é auxiliar o aluno na transformação dessas informações em conhecimento, de forma consciente, ética, sustentável"
Os novos recursos digitais,dentre eles os materiais didáticos transformam o conhecimento de maneira colaborativa, os professores não mais são detentores da informação. È necessária uma comunicação efetiva e horizontal entre professores e alunos. A tecnologia amplia o espaço físico da sala de aula e abre um mundo de possibilidades que deve ser explorado pelos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem estes fundamentos norteiam tambem os diferentes materiais didáticos.
guissimoes
 
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Jun 05, 2017 03:53

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor guissimoes » Seg Jun 05, 2017 04:48

“A escola atual está diante de um grande desafio, uma vez que o acesso à informação está cada vez mais fácil. O seu papel agora é auxiliar o aluno na transformação dessas informações em conhecimento, de forma consciente, ética, sustentável"
Os novos recursos digitais,dentre eles os materiais didáticos transformam o conhecimento de maneira colaborativa, os professores não mais são detentores da informação. È necessária uma comunicação efetiva e horizontal entre professores e alunos. A tecnologia amplia o espaço físico da sala de aula e abre um mundo de possibilidades que deve ser explorado pelos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem estes fundamentos norteiam tambem os diferentes materiais didáticos.
guissimoes
 
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Jun 05, 2017 03:53

Re: Ensino e tecnologia: concepções acerca de um material didático para era digital

Mensagempor jhowflorentino » Seg Jun 05, 2017 04:51

Boa tarde, Camila Vilela. Também agradeço por sua pergunta, já que letramento é prática, precisamos realmente pensar no como.
Pois, veja, se falamos de uma escola pública da periferia, precisamos ter como base os objetivos propostos pelo Governo. Quanto ao Ensino Médio, as Ordens Curriculares (OCEM) dizem que "o ensino de Línguas Estrangeiras voltado somente para o aspecto linguístico do idioma não educa [...]". Veja que nesse ponto as aulas não devem ser focadas apenas em estruturas e itens linguísticos. Em outra passagem, "Quando falamos sobre o aspecto educacional do ensino de Línguas Estrangeiras, referimo-nos, por exemplo, à compreensão do conceito de cidadania, enfatizando-o", o que sugere uma abordagem ampla, questionadora. Como fazer isso? Bem, posso falar do material do Governo do Estado de SP. Ele foca grandemente nas habilidades de leitura e escrita, sendo todo em inglês, pautado em gêneros e trabalho em equipe. Gosto muito desse material pois ele traz oportunidades de discussão e produção colaborativa. O professor pode partir de um contexto, explorar imagens, palavras-chave e propor um "warm-up" a partir do assunto, valorizando o background dos alunos. As práticas controladas de leitura e escrita podem ser feitas de modo colaborativo, algumas vezes por games, por pesquisas online. Eu mesmo já criei memes e quadrinhos com meus alunos falando de poluição, Instagram, viagens. Outra coisa: acredito na postagem real dos textos produzidos! Os alunos querem seus textos lidos. Quantos não fazem textos em Facebook e compartilham memes que expressam uma crítica social ou a "ideologia" de um grupo? Isso pode ser aproveitado pela escola. Outra coisa: flipped classroom pode ser uma alternativa legal, sendo que os alunos podem estudar textos em casa, compartilhar dúvidas em um grupo de WhatsApp e trabalhar em produções na sala de aula. Daí surgem vários outros aspectos a serem repensados, como mudanças em processos de avaliação e feedback.
jhowflorentino
 
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 20, 2017 10:35

Próximo

Voltar para Dia 05/06/2017

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron