Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Mapas conceituais digitais: relevância no processo de ensino e aprendizagem

Mensagempor Evidosol » Sex Jun 02, 2017 08:44

Autor(es):
Luciane Inocente
Ana Sara Castaman

Resumo: O presente trabalho objetiva refletir sobre a relevância dos mapas conceituais digitais ao processo de ensino e aprendizagem, de modo a analisar diferentes formas de aplicar esta ferramenta para construção do conhecimento. Dessa forma, metodologicamente este trabalho constitui-se como uma pesquisa bibliográfica, baseada em autores que se ocupam com o estudo da temática, sendo que inicialmente far-se-á uma análise sobre o conceito e utilização dos mapas conceituais digitais. Para após, conhecer algumas das ferramentas facilitadoras na construção de mapas digitais, bem como o seu uso no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que os mapas conceituais digitais são relevantes, pois permitem o desenvolvimento da criatividade e competências, identificação de problemas e, principalmente, impulsionam a aprendizagem de forma dinâmica, facilitando a transformação e produção do conhecimento por parte do estudante.

Link: http://evidosol.textolivre.org/papers/2017/upload/45.pdf (Visualizar)
Evidosol

Re: Mapas conceituais digitais: relevância no processo de ensino e aprendizagem

Mensagempor ebsongomes » Seg Jun 05, 2017 12:15

Bem interessante a abordagem que trazem sobre os mapas conceituais. Inclusive eu uso muito no meu dia a dia e rende alguns bons resultados. rs Eu conheço um outro que é o GoConqr não sei se vocês conhecem, mas ele é bem interessante que permite um pouco de animação após a finalização do mapa mental, como também a possibilidade de organizar os mapas por pastas e tal. Eu acho ele bem interessante. Parabéns pelo trabalho!
ebsongomes

Mensagempor otavio31 » Seg Jun 05, 2017 02:26

Muito inteligente a pesquisa! Dou aulas particulares e também sempre tento usar o mapas para fazer uma avaliação diagnóstica ou mesmo no fim das aulas. Com certeza usarei os sites recomendados. Obrigado!
otavio31

Mensagempor anasara » Seg Jun 05, 2017 03:34

ebsongomes escreveu:Bem interessante a abordagem que trazem sobre os mapas conceituais. Inclusive eu uso muito no meu dia a dia e rende alguns bons resultados. rs Eu conheço um outro que é o GoConqr não sei se vocês conhecem, mas ele é bem interessante que permite um pouco de animação após a finalização do mapa mental, como também a possibilidade de organizar os mapas por pastas e tal. Eu acho ele bem interessante. Parabéns pelo trabalho!

Obrigada pelo elogio e pela sugestão de software. Vamos pesquisar!!! Este evento nos permite interagir e refletir acerca das mídias e da educação!
anasara

Mensagempor anasara » Seg Jun 05, 2017 03:35

otavio31 escreveu:Muito inteligente a pesquisa! Dou aulas particulares e também sempre tento usar o mapas para fazer uma avaliação diagnóstica ou mesmo no fim das aulas. Com certeza usarei os sites recomendados. Obrigado!

Grata!!! Ficamos felizes em contribuir!! Abraço
anasara

Mensagempor augustomsj » Seg Jun 05, 2017 05:07

Luciane e Ana, tudo bem?

Muito bom o artigo, também trabalho os mapas conceituais na minha prática docente de 2 formas: construção colaborativa em duplas (cmap tools) e também como questões de prova(Mão livre).

Abraço e parabéns
augustomsj

Mensagempor 29041997 » Seg Jun 05, 2017 05:09

Muito interessante a perspectiva do trabalho, parabéns!!
29041997

Mensagempor anasara » Seg Jun 05, 2017 05:15

augustomsj escreveu:Luciane e Ana, tudo bem?

Muito bom o artigo, também trabalho os mapas conceituais na minha prática docente de 2 formas: construção colaborativa em duplas (cmap tools) e também como questões de prova(Mão livre).

Abraço e parabéns

Olá, Augusto!!
Agradecemos a leitura e as considerações realizadas!! Muito interessante estas sugestões para a prática docente a partir do uso de mapa conceitual. Esperamos partilhar experiências em outras oportunidades!
Abraço,
Ana Sara e Luciane
anasara

Mensagempor anasara » Seg Jun 05, 2017 05:16

29041997 escreveu:Muito interessante a perspectiva do trabalho, parabéns!!

Muito obrigada!!
Abraço,
Ana Sara e Luciane
anasara

Mensagempor LuSou » Seg Jun 05, 2017 07:15

boa noite, ótimo trabalho
LuSou

Próximo

Voltar para Dia 05/06/2017