Fórum do Evidosol/Ciltec-online

O jogo do aprender: o uso do aplicativo Duolingo no ensino de língua inglesa

Re: O jogo do aprender: o uso do aplicativo Duolingo no ensino de língua inglesa

Mensagempor raylsonsousa » Seg Jun 05, 2017 10:13

Boa noite!
primeiramente queria dar os parabéns pelo ótimo trabalho.

segundo, queria dizer em experiência própria, que o uso de app no aprendizado de línguas estrangeiras sejam de ótima valia, faz quatro meses que uso o Duolingo, e percebo que muito que minha aprendizagem esteja de certa forma evoluindo aos poucos, pois, não tinha nenhuma base com o Inglês, e o app esta me levando a uma forma de aprendizagem mais dinâmica.
Percebi que no seu trabalho alguns resultados foram semelhantes.
Uma coisa me despertou muito com o artigo de vocês, eu percebi que os alunos tinham uma base nos conhecimentos sobre a língua inglesa, o que me levou a crer que a escola alvo da ação é uma escola privada (não vi se estava explícito ou implícito no texto), vemos que os alunos do ensino privado tem uma formação em linguá estrangeira mais cedo do que os de rede púbica. Será que, aplicando a mesma ação numa escola de rede pública os resultados seriam semelhantes???

vou deixar essa questão, ;)

nos mais, parabéns pelo ótimo trabalho

abraços
Raylson Sousa
raylsonsousa

Re: O jogo do aprender: o uso do aplicativo Duolingo no ensino de língua inglesa

Mensagempor Dayse2016Borges » Seg Jun 05, 2017 10:53

Excelente artigo! Também já usei o duolingo e "obriguei" meus filhos criarem uma conta. Realmente é um jogo muito interessante. Parabéns ! :D
Dayse2016Borges

Mensagempor 1234197 » Seg Jun 05, 2017 11:37

Eu mesma já usei o Duolingo durante o Ensino Médio! É muito bom e fácil de aprender! Tecnologia e educação transformam qualquer aluno, quando unidas de forma correta! Parabéns pelo artigo!
1234197

Mensagempor Dorisasoares » Ter Jun 06, 2017 08:38

Bom dia,

Fui apresentada ao aplicativo por alguns alunos meus de inglês, e depois meu filho começou russo no Duolingo, me mostrando algumas atividades.

Acho que a proposta do aplicativo, bem como o estímulo ao seu uso por parte dos autores, é válida, mas como suporte a outras formas de aprendizagem. Portanto, creio que a chave para que a ferramenta seja útil é o que a colega pollyanna3037 aponta no seu comentário: a mediação do professor.

Sobre o estudo, como a colega Mag, gostaria de mais esclarecimentos sobre as provas aplicadas para validar a afirmação de que houve ganho de aprendizagem real.

Pergunto, pois sabemos como é difícil elaborar teste de aprendizagem com"face validity" e "reliabilty" suficiente para atestar uma aprendizagem de 120% , por exemplo, como afirmado no texto.

Como você disse "Posteriormente, passados um mês da aplicação dessa pesquisa, os alunos realizaram uma segunda prova, contendo as mesmas questões da primeira". Isso já não seria, por si só, um fator que pode ter tido um impacto nos resultados? Sobre os conteúdos do teste, você disse que eram questões de inglês básico, mas eram sobre os mesmos assuntos vistos no Duolingo?

Certamente, a inclusão do app pode ter aumentado o grau de interesse dos alunos na aprendizagem, o que, por si só, já é uma ótima iniciativa e que deve ser reconhecida.

Bem, vamos trocando ideias. Parabéns pelo trabalho.
Bom evento.
Doris
Dorisasoares

Mensagempor cristiane5826 » Ter Jun 06, 2017 11:25

Interessante, novas possibilidades abrem novas oportunidades! Parabéns e siga em frente, gostei muito!
cristiane5826

Mensagempor irleydavid » Ter Jun 06, 2017 12:33

Parabéns pelo trabalho. Muito importante a discussão sobre novas formas de aprender e assimilar conhecimento.
irleydavid

Mensagempor HeliaCardoso » Ter Jun 06, 2017 02:51

É notável cada vez mais o avanço tecnológico na área de ensino de línguas, tendo em vista, que o inglês é o idioma oficial de muitos países do globo. Faz-se uma maneira eficaz tais aplicativos, para se aprender outro idioma sem a necessidade pagar cursos presenciais, pois se sabe que estes custam caro na maioria das vezes.
HeliaCardoso

Mensagempor karolsilva » Ter Jun 06, 2017 03:57

Parabéns pela boa ação e iniciativa para o melhoramento do compreendimento de uma disciplina!
E se houve isso em mais salas de aula a aprendizagem melhoraria cada vez mais!!!
karolsilva

Mensagempor debora14 » Ter Jun 06, 2017 04:21

P[color=#0000FF][color=#4000FF]arabéns pelo importante trabalho!
Gosto muito do app escolhido - e já o testei com meus alunos que estão aprendendo Português como Língua Estrangeira. Posso dizer que, ao observar sua aprendizagem, cheguei a conclusões parecidas com as apresentadas por vocês em relação à língua inglesa: ter conhecimento prévio potencializa a aprendizagem da língua estrangeira e aumenta a adesão ao uso do app. [ ]s
[/color][/color]
debora14

Mensagempor RKL » Ter Jun 06, 2017 08:37

O jogo é muito interessante, parabéns pelo trabalho. Numa era em que a tecnologia é instrumento de grande ajuda na aprendizagem, O jogo além de ser interessante tem grande potencial de ensino aprendizagem.
RKL

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 05/06/2017