Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor eduardorodrigues » Ter Jun 06, 2017 01:46

ElianaBrochado escreveu:O aluno poder acompanhar seu rendimento é um fator muito importante, já que pode servir de "guia" para o gerenciamento de sua "construção de autonomia", haja vista que no ensino online é fundamental que o aluno seja autônomo.

Interessante também que permite ao tutor - e demais envolvidos no processo - o acompanhamento e avaliação da participação dos alunos, permitindo inferências mais pontuais e precisas, contribuindo e facilitando o trabalho. ;)


Exato, Eliana! Cursos online geralmente preconizam a autonomia como uma de suas principais "bandeiras" e os blocos indeXMoodle e inMapMoodle se destacam por esse caráter democrático ao possibilitar ao educando acompanhar seu "desempenho" colaborativo.
Abraço,
eduardorodrigues
 
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 20, 2017 04:08

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor eduardorodrigues » Ter Jun 06, 2017 02:08

999170658 escreveu:Acredito que teve grande valia as ideias apresentadas. E se tornam práticas para que não tem grandes conhecimentos no assunto


Obrigado amigo(a)! Abraço
eduardorodrigues
 
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 20, 2017 04:08

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor eduardorodrigues » Ter Jun 06, 2017 02:14

CintiaCamillo escreveu:Boa tarde, excelente artigo, principalmente pela possibilidade de ser utilizado como ferramenta de avaliação processual da aprendizagem, assunto tão discutido nos dias atuais em fóruns e encontros sobre como proceder com as avaliações em EaD. Parabéns pelo trabalho.
Abraço


Olá Cintia, obrigado! Realmente a avaliação formativa e processual da aprendizagem é uma preocupação crescente quando se decide romper com modelos educacionais que não consideram o aluno como protagonista da própria aprendizagem.
Abraço
eduardorodrigues
 
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Mar 20, 2017 04:08

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor cesarasilva » Ter Jun 06, 2017 02:57

Prof. Gabriel e Eduardo,

Parabéns pelo artigo publicado!
Os blocos IndeXMoodle e InMapMoodle realmente ajudam muito o professor a acompanhar o andamento do seu curso. Gostaria de saber se nestas versões o professor consegue obter os índices de aprendizagem dos alunos. Entendo que saber os índices de participação, colaboração e interação não garantem que o aluno aprendeu.

Abraços,
cesarasilva
 
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Jun 05, 2017 02:44

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor Darleson05 » Ter Jun 06, 2017 03:16

Excelente tema abordado.
Parabéns pelo trabalho!
Darleson05
 
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 05:04

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor NoraVazdeMello » Ter Jun 06, 2017 03:20

Gabriel e Eduardo:Parabéns pelo desenvolvimento do trabalho utilizando essas ferramentas.
NoraVazdeMello
 
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Mar 05, 2017 03:44

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor MARCOS » Ter Jun 06, 2017 03:57

Não conhecia esses sistemas e digo que será de grande valia para mim. Muito interessante os resultados.
Parabéns!
MARCOS
 
Mensagens: 77
Registrado em: Seg Mar 18, 2013 12:47

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor fabio » Ter Jun 06, 2017 04:28

Obrigado Eduardo! Seria bom colocarem lá no moodle.org, assim populariza o uso do plugin.
eduardorodrigues escreveu:Olá Fábio. Ótima pergunta! Podem sim ser utilizados como ferramentas de avaliação processual da aprendizagem, potencializando a moderação. O indeXMoodle gera índices de participação (leitura de fóruns, de wikis ou glossário) e de colaboração (iniciar ou responder uma discussão no fórum, escrever no chat, acrescentar ou editar wiki, etc) e os exibe graficamente para qualquer usuário do Moodle. InMapMoodle já fornece um feedback visual das interações do fórum que classifica a interatividade de cada sujeito, além de ser relacional e direcional. Tanto indeXMoodle quanto inMapMoodle, permitem a autoavaliação por meio dos índices que estes geram. Ainda não estão disponíveis na Moodle.org, mas podem ser baixados no site do Prof. Gabriel Hornink (um dos desenvolvedores):
indeXMoodle:
http://desenvolvimentovirtual.com/hornink/?page_id=96

inMapMoodle:
http://desenvolvimentovirtual.com/hornink/?page_id=123

abraço,
fabio
 
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Mar 28, 2017 12:15

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor moisasilva » Ter Jun 06, 2017 04:36

Já fui tutora e sei como é difícil manter a interação nos fóruns. Por meio do InMapMoodle, como vocês salientam no artigo, relacionamentos poderão ser explorados.Dessa ideia podem surgir estratégias de ensino/aprendizagem.

Parabéns pelo trabalho. ;)
moisasilva
 
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Jun 04, 2017 05:18

Re: Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Mensagempor Zorzin » Ter Jun 06, 2017 04:51

Muito bom o artigo. Linguagem clara e objetiva.
Interessante a abordagem sobre a avaliação e autoavaliação com vista a uma análise de interação, moderação e atuação.Itens muito importantes no processo ensino aprendizagem, levando em consideração a concepção da teoria sociocultural de Vygostsky.
A relação utilizada pelos autores de que " quanto mais aprendizagem, maior desenvolvimento" conclui com objetividade o quanto o AVA contribui para que esta relação seja efetivada.
Zorzin
 
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jun 05, 2017 08:45

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 06/06/2017

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron