Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pelo c

Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pelo c

Mensagempor Evidosol » Sex Jun 02, 2017 08:44

Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pelo campus da UFPA de Cametá

Autor(es):
Breno de Campos Belém
Rafael Gonçalves de Sá

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo averiguar de que forma os acadêmicos do curso de licenciatura em língua inglesa dos cursos administrados pelo Campus Universitário do Tocantins/Cametá-PA apresentam comportamentos autônomos e motivacionais para praticar a habilidade oral em língua inglesa. A partir de conversas informais e observações casuais verificou-se que muitos alunos se sentem incapazes de participar efetivamente das aulas expondo suas ideias oralmente em língua inglesa. Deste modo, a proposta desta pesquisa é investigar de que forma os alunos pesquisados se comportam em relação à autonomia e motivação na aprendizagem e identificar quais métodos de prática estão sendo usados, pois, sabe-se que no processo de aprendizagem de uma nova língua, motivação e autonomia são fatores cruciais para o sucesso, tendo em vista que o aluno será mais propenso a assumir responsabilidade pela sua própria aprendizagem, agindo autonomamente e usufruindo dos recursos disponíveis que muitas vezes não são observados por alunos desmotivados e não autônomos. A metodologia utilizada será o estudo de caso de abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa alunos voluntários das turmas intensivas do curso de Letras Língua Inglesa das cidades de Tomé-Açu e Baião, bem como as de modalidade extensiva nas cidades de Cametá, Mocajuba e Tucuruí, cidades localizadas no Estado do Pará, Brasil. Neste trabalho foram privilegiadas as teorias de motivação e autonomia na aprendizagem de línguas.

Link: http://evidosol.textolivre.org/papers/2017/upload/70.pdf (Visualizar)
Avatar do usuário
Evidosol
 
Mensagens: 405
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 04:45

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor ebsongomes » Seg Jun 05, 2017 12:32

Parabéns pela pesquisa, inicialmente. E que interessante a abordagem que fazem, acredito que fazermos mais pesquisas desse tipo é super relevante. Enfrentamos isso na nossa universidade também com a falta de conhecimento mínimo de inglês ou mesmo do outro curso que é de LIBRAS, por que os alunos acham que será um curso de línguas, mas na verdade não, e ter aspectos de autonomia para o aprendizado, eu acredito que seja fundamental.
ebsongomes
 
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mar 06, 2017 05:22

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor patriciacostaleite » Ter Jun 06, 2017 07:45

Breno e Rafael,

pelo relato de vocês entendo que os alunos que fizeram parte da pesquisa se beneficiaram muito do processo. Parabéns! Gostei do uso do Whatsapp, principalmente, e também do trabalho com autonomia e motivação. Muitos alunos não conseguem nomear o porquê de aprenderem uma língua e isso os desconecta do processo de aprendizagem. A autonomia deve ser fomentada a fim de que o aluno aprenda por si só, sem spoon feeding por parte do professor.

Obrigada,

Patrícia
patriciacostaleite
 
Mensagens: 76
Registrado em: Ter Mar 31, 2015 03:38

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor ClaudiaUEMG » Ter Jun 06, 2017 08:33

o governo, as redes de ensino deveriam incentivar mais a prática da língua inglesa.
ClaudiaUEMG
 
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Jun 02, 2017 09:52

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor brenobelem » Ter Jun 06, 2017 08:44

ClaudiaUEMG escreveu:o governo, as redes de ensino deveriam incentivar mais a prática da língua inglesa.

Verdade Claudia. Principalmente a prática da oralidade. Obrigado por comentar nosso trabalho.
brenobelem
 
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Mar 17, 2015 02:17

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor Sanglard » Ter Jun 06, 2017 08:48

Autorregular para a autonomia e motivação enfocando a prática oral da língua inglesa, é uma ótima estratégia para proporcionar o conhecimento. Parabéns pelo trabalho!
Sanglard
 
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Mar 10, 2016 10:18

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor brenobelem » Ter Jun 06, 2017 09:16

patriciacostaleite escreveu:Breno e Rafael,

pelo relato de vocês entendo que os alunos que fizeram parte da pesquisa se beneficiaram muito do processo. Parabéns! Gostei do uso do Whatsapp, principalmente, e também do trabalho com autonomia e motivação. Muitos alunos não conseguem nomear o porquê de aprenderem uma língua e isso os desconecta do processo de aprendizagem. A autonomia deve ser fomentada a fim de que o aluno aprenda por si só, sem spoon feeding por parte do professor.

Obrigada,

Patrícia



Olá Patrícia, agradecemos seu comentário. O uso do whatsapp é algo comum a todos nós nos dias atuais. É o aplicativo mais usado nos celulares e smartphones e quando esse tipo de coisa acontece conosco que trabalhamos com o ensino, assim como aconteceu com o Orkut, Facebook, Snapshat, twitter, entre outros, devemos verificar a potencialidade desses aplicativos para pesquisa, ensino e extensão. Nosso projeto visava investigar a autonomia e a motivação presencialmente, mas como a tecnologia encurta espaços, aproveitamos para utilizá-lo em prol de nossa pesquisa. Somos gratos por ter esse recurso. Quanto à autonomia e motivação, percebemos que são duas coisas que ainda precisam ser bastante fomentadas, criando condições para que elas possam emergir na aprendizagem dos alunos de letras língua inglesa. Esperamos que essa pesquisa seja fonte de informação para outras pesquisas, pois a aprendizagem sem motivação não ocorre de maneira significativa.

Eu que lhe agradeço pelo comentário.

Breno.
brenobelem
 
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Mar 17, 2015 02:17

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor brenobelem » Ter Jun 06, 2017 09:19

ebsongomes escreveu:Parabéns pela pesquisa, inicialmente. E que interessante a abordagem que fazem, acredito que fazermos mais pesquisas desse tipo é super relevante. Enfrentamos isso na nossa universidade também com a falta de conhecimento mínimo de inglês ou mesmo do outro curso que é de LIBRAS, por que os alunos acham que será um curso de línguas, mas na verdade não, e ter aspectos de autonomia para o aprendizado, eu acredito que seja fundamental.


Obrigado. Na verdade isso é uma crença de muitos alunos, achar que um curso de licenciatura vai habilitá-lo a falar fluentemente Inglês. Isso pode ocorrer, mas depende muito da motivação e da autonomia dele para aprender. Se ele não tiver nem uma nem outra, será difícil acompanhar o curso e sair com um domínio satisfatório em todas as habilidades da língua. Percebemos diante de nossa pesquisa e de relatos de vários alunos aos quais temos contato, que isso é algo recorrente em vários cursos de licenciatura, não apenas nos nossos. O que eles precisam, de fato, inicialmente, é aprender a aprender, pra poder acompanhar o curso de maneira mais satisfatória paraa aprendizagem. Agradeço pelo seu comentário.
brenobelem
 
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Mar 17, 2015 02:17

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor RafaelSa13 » Ter Jun 06, 2017 11:00

ebsongomes escreveu:Parabéns pela pesquisa, inicialmente. E que interessante a abordagem que fazem, acredito que fazermos mais pesquisas desse tipo é super relevante. Enfrentamos isso na nossa universidade também com a falta de conhecimento mínimo de inglês ou mesmo do outro curso que é de LIBRAS, por que os alunos acham que será um curso de línguas, mas na verdade não, e ter aspectos de autonomia para o aprendizado, eu acredito que seja fundamental.

Sim, é muito comum encontrarmos alunos na graduação ainda a pensar que o curso de letras inglês será inteiramente centrado em torná-lo fluente. É importante passar a mensagem de que o aluno precisa ter autonomia, e também, é muito importante fomentar que as universidades precisam oferecer um suporte para despertar esse potencial nos alunos.

Obrigado pelo seu comentário.

Rafael de Sá
RafaelSa13
 
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Mar 15, 2016 05:58

Re: Autonomia e motivação para a prática da oralidade em língua inglesa: um estudo de caso dos alunos do curso de letras língua inglesa gerenciados pe

Mensagempor RafaelSa13 » Ter Jun 06, 2017 11:05

patriciacostaleite escreveu:Breno e Rafael,

pelo relato de vocês entendo que os alunos que fizeram parte da pesquisa se beneficiaram muito do processo. Parabéns! Gostei do uso do Whatsapp, principalmente, e também do trabalho com autonomia e motivação. Muitos alunos não conseguem nomear o porquê de aprenderem uma língua e isso os desconecta do processo de aprendizagem. A autonomia deve ser fomentada a fim de que o aluno aprenda por si só, sem spoon feeding por parte do professor.

Obrigada,

Patrícia

O WhatsApp oferece ferramentas tão úteis para a comunicação à distância, e isso nos serviu incrivelmente bem. A opção de enviar mensagens por áudio foi algo muito apreciado por nós; pudemos receber mensagens mais elaboras e com uma naturalidade muito interessante. Foi uma grande ajuda, sendo que pesquisamos várias cidades em um estado tão grande quanto o Pará.

Obrigado pelo seu comentário

Rafael de Sá
RafaelSa13
 
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Mar 15, 2016 05:58

Próximo

Voltar para Dia 06/06/2017

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron