Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Black Mirror: 15 Million Merits

Mensagempor Evidosol » Sex Jun 02, 2017 08:44

Autor(es):
Josefa Aparecida da Silva Souza

Resumo: As tecnologias têm possibilitado a criação de dispositivos que, a todo momento trazem modificações no cotidiano das pessoas , alterando comportamentos e conceitos em grau que ainda não se tem efetivo conhecimento das consequências favoráveis e/ou desfavoráveis .O objetivo do presente artigo é traçar,resumidamente, um paralelo de cunho filosófico acerca da temática abordada na série Black Mirror, 2º episódio intitulado 15 Million Merits (autor Charlie Brooker), trabalhando-se com conceitos de Galimbert, Agambem , Sibilia e Zygmunt Bauman e outros, sobre os dispositivos tecnológicos e sua relações/implicações na vida humana. Os dispositivos tecnológicos, se de um lado acenam como “milagres “para os problemas do cotidiano, de outro lado ensejam olhar atento e crítico para o lugar que estão ocupando nas vidas humanas.

Link: http://evidosol.textolivre.org/papers/2017/upload/40.pdf (Visualizar)
Evidosol

Re: Black Mirror: 15 Million Merits

Mensagempor EdneiaBernini » Seg Jun 05, 2017 12:06

Você apresenta um dos episódios, mas os que tive oportunidade de assistir mostram como é forte a relação das tecnologias e o comportamento humano, nem sei se posso dizer 'moderno', mas me refiro a este ser humano que se apresenta atualmente. Em busca de liberdade, os homens estão presos/amarrados/linkados às TDIC.
EdneiaBernini

Mensagempor ebsongomes » Seg Jun 05, 2017 12:40

EdneiaBernini escreveu:Você apresenta um dos episódios, mas os que tive oportunidade de assistir mostram como é forte a relação das tecnologias e o comportamento humano, nem sei se posso dizer 'moderno', mas me refiro a este ser humano que se apresenta atualmente. Em busca de liberdade, os homens estão presos/amarrados/linkados às TDIC.

Concordo com a EdneiaBernini, eu também vejo isso no decorrer de toda a série, sendo que é uma elaboração cinematográfica inteligente, que de maneira nenhum pouco sensível, nos faz refletir sobre tais aspectos, e no decorrer da série percebemos que rebatem a crítica de que a sociedade que vivemos pode sim chegar nesse nível de grande "adesão" as tecnologias, que elas podem se tornar em prejuízo para todos nós.
ebsongomes

Mensagempor hmlins » Ter Jun 06, 2017 03:05

Sobre a série, considero extremamente sensível quanto aos dilemas atuais do homem na relação com uma de suas grandes criaturas: as tecnologias. O episódio em questão, de fato, é bastante revelador desses dilemas, como apontado no texto, e também por agudizar o que já é realidade, de certa forma, em dias atuais. Black Mirror funciona mesmo como espelho...E o que se vê ali é conflituoso!
hmlins

Mensagempor Thawane » Ter Jun 06, 2017 03:22

Esse episódio é bastante interessante porque, como o título sugere, ele aborda também um pouco o conceito de meritocracia. Nele, as pessoas obesas, por exemplo, são consideradas inferiores e até humilhadas por pedalarem menos e, por consequência, gerarem menos energia para o funcionamento do local onde o episódio se passa. Isso mostra claramente a politica higienista tão vigente no mundo todo, que segrega e exclui os cidadãos menos "eficientes".
Thawane

Mensagempor CintiaCamillo » Ter Jun 06, 2017 06:08

ebsongomes escreveu:
EdneiaBernini escreveu:Você apresenta um dos episódios, mas os que tive oportunidade de assistir mostram como é forte a relação das tecnologias e o comportamento humano, nem sei se posso dizer 'moderno', mas me refiro a este ser humano que se apresenta atualmente. Em busca de liberdade, os homens estão presos/amarrados/linkados às TDIC.

Concordo com vc Edneia, também percebi o mesmo.
CintiaCamillo

Mensagempor LucasSobral » Ter Jun 06, 2017 06:43

Uma das minhas séries favoritas, adorei esse episódio, trouxe uma visão muito interessante do futuro. Adorei o tema!
LucasSobral

Mensagempor Hernany » Ter Jun 06, 2017 06:48

"Nem tudo o que reluz é ouro." :D Muito bom o trabalho, Adorei.
Hernany

Mensagempor ketlenm » Ter Jun 06, 2017 07:24

Muito interessante o texto! Parabéns :D
ketlenm

Mensagempor carlacorrea » Ter Jun 06, 2017 08:29

otimo tema! A serie traz a questão da necessidade da tecnologia na vida humana, mas o ser humano depende totalmente dela. A critica apresentada nesse episodio da série é focada principalmente nessa dependência de estar sempre conectado em, talvez, uma realidade inexistente.
carlacorrea

Próximo

Voltar para Dia 06/06/2017