Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Inclusão digital e a criança com múltiplas deficiências, estudo de caso.

3º dia do evento

Re: Inclusão digital e a criança com múltiplas deficiências, estudo de caso.

Mensagempor flavia.fs » Qui Jun 09, 2011 11:00

Quanto aos mecanismos, utilizados para analisar a criança, foi preciso observar para verificar: o movimento corporal mais funcional, os instrtumentos necessários para facilitar a acessibilidade no computador e principalmente os programas que podiam facilitar essa interação.
É necessários afirmar que essas observações são necessárias, pois não é possível generalizar a intervenção. Todos os passos são individualizados, de acordo coma limitação apresentada pela criança.
flavia.fs

Mensagempor acris » Qui Jun 09, 2011 11:15

Flavia,
letramento para mim vem junto com qualidade de vida. Conheço de perto caso de adultos que só tiveram letramento escrito após os 50 anos de vida e casos de pessoas com paralisia que tiveram letramento na adolescência, em ambos os casos a qualidade de vida aumentou significativamente, não só pelo acesso a informações e possibilidades de comunicação como também pelo acréscimo de sentido à identidade social da pessoa, não sei explicar direito, algo como "sentir-se cidadão".
Tenho duas questões a esse respeito:
1) na sua experiência, a criança com paralisia é capaz de, pelo letramento e inclusão digital, chegar a essa cidadania? Estou considerando que existem limitações reais e que pessoas como eu, que não estão dentro da pele dessas crianças e nem convivem o suficiente para poder saber, geralmente concluem que a limitação que se vê é exatamente a limitação real da pessoa com paralisia cerebral.
2) Qual o papel desejável de quem convive, não importa que seja pouco ou muito, com crianças nessa situação? Todos podem ajudar a, como disse outra pessoa neste fórum, abrir as portas de inclusão do outro (nós) no mundo deles? Afinal, eu acho que a comunicação é a parte essencial do letramento.
acris

Mensagempor FernandaElsner » Qui Jun 09, 2011 11:42

Bom dia...
Meu trabalho com a inclusão inciou-se com o curos sobre Tecnologias Assistivas. Estudamos sobre a possibilidade do trabalho com Obejtos de Aprendizagem para a potencialização das habilidades dos alunos com deficiência. Apliquei os conhecimentos do curso em minha escola e percebi que os alunos ficaram muito motivados. O uso do computador e a internet com esses alunos possibilita a melhoria de suas aprendizagens e, além disso, motiva-os a continuar aprendendo.
Até!
FernandaElsner

Mensagempor flavia.fs » Qui Jun 09, 2011 12:43

Ana,
com certeza viver o papel de cidadão é um dos objetivos para essas crianças. Como você escreveu o letramento digital possibilita novos caminhos para esse indivíduo. Posso citar alguns exemplos observados:
- um dos meus pacientes não participou de uma visita escolar, pois o lugar não possuia acessibilidade. Ela sugeriu escrever uma carta para o clube reivindicando as adaptações arquitetônicas necessárias.
- o pedido para não cortar uma árvore também foi outra experiência de cidadão.
Estes dois exemplos solicitaram empenhos das crianças e dos profissionais para executar estas tarefas. Tempo de elaboração das cartas, dorma de execução no computador e etc. O letramento digital abre portas para o mundo , no qual a criança pode ser autônoma nas suas decisões. Isso é a melhor coisa que pode acontecer.

O melhor que o outro pode fazer é ver essa criança como pessoa, e não limitar sua visão as limitações motoras que ela apresenta. Ao ver essa criança como indivíduo o potencial cognitivo será valorizado.
flavia.fs

Mensagempor flavia.fs » Qui Jun 09, 2011 12:55

No meu trabalho utilizamos a colmeia para o teclado, acionadores, ponteiras, teclado comunique e alguns programas que utilizam somente o arrastar do mouse como função.
As funções de acessibilidade do programas também são utilizadas: teclado virtual, teclas de aderência e filtragem, contraste, uso de teclas para o mouse.
Outro aspecto que é analisado são:
- postura da criança para facilitar o acesso ao computador;
-movimento funcional para acionar o computador;
-equipamentos necessários para a criança ( ponteira, polaina para estabilizar membros, cadeira adaptada)
-desgaste motor deve ser monitorado;
-tempo gasto para executar tarefa;
-tipo de tarefa e etc.
flavia.fs

Mensagempor flavia.fs » Qui Jun 09, 2011 02:24

Um ponto que eu gostaria de discutir é a necessidade de preparar os profissionais para trabalhar com essas crianças. É necessário uma formação específica? Sim é necessário, os conhecimentos para incluir digitalmente uma criança com deficiência múltipla são inúmeros, mas se não for possível um trabalho em equipe seria excelente. Alguém tem alguma experiência para relatar?
flavia.fs

Mensagempor flavia.fs » Qui Jun 09, 2011 02:36

Ivanildo, olhe se eu repondi sua pergunta no outro tópico.
Obrigado,
Flávia
flavia.fs

Mensagempor andrehigher » Qui Jun 09, 2011 03:44

Acho que a inclusão digital tem muitos pontos positivos, mas muito negativos também. Um deles, é que com o hábito de escrever em chats, msns e outros programas de mensagens instantâneas as pessoais (principalmente crianças) viciam com o português abreviado e errado.

De modo análogo, através da internet, ela poderá ler muitos artigos bem escritos que podem nortear a vida acadêmica e linguistica desta. Então, o problema é filtrar todos os maus métodos e costumes da internet e tentar sempre apresentar sites e textos interessantes e que agreguem algo a formação da criança.
andrehigher

Mensagempor marialuecy » Qui Jun 09, 2011 05:16

concordo. a inclusao digital para as crianças com múltiplas deficiência é valida e muito importante.
marialuecy

Mensagempor anasjf » Qui Jun 09, 2011 05:46

Olá pessoal!
Gostaria de parabenizar pela pesquisa, Flavia. Trabalho com crianças com deficiência e tenho pesquisado em relação a TA, o que ainda é um campo que educadores têm pouco conhecimento. Porém, é necessário levantarmos a grande relevancia de pesquisas nessas áreas, que tanto podem auxiliar no trabalho com DMUs.
Não conheço os programas que você citou. Como posso consegui-los?
Abraços
anasjf

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 09/06/2011