Fórum do Evidosol/Ciltec-online

Tempo e espaço na educação a distância: quanto tempo dura uma aula online?

3º dia do evento

Re: Tempo e espaço na educação a distância: quanto tempo dura uma aula online?

Mensagempor ademarfey » Qui Jun 09, 2011 12:22

Ana,

na minha opinião teu tema é um ponto chave na EAD.

Porque temos muita resistência por parte dos professores tradicionais atuarem na EAD? Será que o tempo pós aula não é uma das causas da restrição?

Vamos trocar idéias.

Um abraço,

Adeamr
ademarfey

Mensagempor perola » Qui Jun 09, 2011 01:12

A educação a distância ainda é um campo de muitas discussões, análises, conflitos e angústias. Importantes os estudos em relação a esta modalidade, pois buscam compartilhar experiências positivas e sérias de trabalho docente.
perola

Mensagempor acris » Qui Jun 09, 2011 01:21

Ademarfey, a meu ver, o tempo de dedicação do professor não devia ser parâmetro, ou pelo menos não o único, para decidir se devo escolher entre uma aula online ou uma presencial. Eu dou aula de redação. Já varei noite corrigindo trabalho quando dava aula presencial. Nunca consegui começar um semestre (aqui as turmas são semestrais) sem gastar pelo menos uma semana preparando o curso e depois gastar mais tempo durante o semestre para adequar a disciplina às particularidades inevitáveis de cada turma. Nesse sentido, ser aula presencial ou online nunca fez diferença. Só que as pessoas acham mais fácil o trabalho ao qual já estão acostumadas. Isso pode ser que pese mais... O que você acha?

perola, com certeza temos muito a construir.

Eu adoro dar aula usando o moodle, online ou presencial, não importa. Consigo fazer dez vezes mais usando um ambiente virtual de aprendizagem do que faria com os recursos habituais das aulas presenciais. Mas isso é característica minha, existem excelentes professores que não saberiam dar uma aula online e suas aulas presenciais são maravilhosas. O que eu queria, mesmo, é que o professor tivesse a liberdade de escolher o modo de dar aula ao qual melhor se adapta, pois mesmo os alunos que não gostam desse modo receberiam aulas melhores.
acris

Tempo e espaço na educação a distância: quanto tempo dura uma aula online?

Mensagempor Lizete » Qui Jun 09, 2011 01:43

Um curso presencial ou a distância para ter validade formal reconhecida e ter seu funcionamento permitido deve apresentar pré-requisitos mínimos de funcionamento quanto a formação de seu quadro de professores, materiais, recursos, acompanhamento, forma de avaliação, etc. Acredito que o torna um curso sem qualidade, seja ele presencial ou a distância, é a falta de compromisso, por parte do professor/tutor/formador ou por parte do aluno virtual ou não. O que acha?

Este curso é muito importante para os novos rumos da educação de nosso país: educação presencial X educação a distância.

Isso proporciona oportunidade para muitas pessoas, pois sempre tem alguém que dá valor aos meios para o aperfeiçoamento de seus conhecimentos de uma forma mais prática e segura.

Abraços

Att

Lizete
Lizete

Mensagempor ademarfey » Qui Jun 09, 2011 01:59

Olá Ana,

sim. A mudança sempre é problemática, pois devemos sair da zona de conforto.

Mas é melhor sair da zona de conforto e enfrentar os desafios atuais da educação do que morrer lentamente.......

Concordo também que temos professores e cursos presenciais excelentes assim como professores e cursos on-line excelentes.

Me parece que com a difusão das técnicas utilizadas na educação a distância nós vamos progredir muito no ensino virtual.

De qualquer forma me parece que nas capacitações para a EAD temos que demonstrar com clareza as vantagens do uso das TICs e demontrar também cases de sucesso.

Minha pesquisa com professores do ES revelam que as capacitações deixaram muito a desejar.

Temos que melhorar nesse sentido. Temos muitos que gostariam de utilizar as TICs mas precisam de ajuda técnica e pedagógica.

Um abraço,

Ademar.
ademarfey

Mensagempor acris » Qui Jun 09, 2011 02:21

É isso mesmo, Lizete.

Ademar,
fiquei bem interessada em acompanhar seu trabalho. Você está fazendo pós? Dá aula onde?
acris

Mensagempor Andréia DLT » Qui Jun 09, 2011 02:37

Acredito que o ensino e a aprendizagem, caminham juntas tanto no modo Ead como no modo Presencial, por que, ambas maneiras , necessitam que o professor faça seu planejamento e que o aluno realize a atividade proposta, tudos devem ter comprometimento, responsabilidade, interesse e participação no processo.
Andréia DLT

Mensagempor ademarfey » Qui Jun 09, 2011 02:55

Ana,

sou mestrando em educação, na linha de Tecnologia em Educação na Universidade de Caxias do Sul -RS.

Leciono numa falculdade tecnológica na mesma cidade.

Acredito que no final do ano a minha dissertação esteja pronta e defendida.

Abc,

Ademar
ademarfey

Mensagempor alineguerra » Qui Jun 09, 2011 03:07

Na educação a distância temos a possibilidade de realizar os cursos conforme a nossa disponibilidade. Mas para que a aprendizagem e aquisição de conhecimentos aconteça, precisamos organizar nosso tempo de estudo e ter dedicação, para que, dessa forma, possamos apresentar um bom desempenho seja em qualquer curso a distância que venhamos a realizar.
alineguerra

Mensagempor ely.moras » Qui Jun 09, 2011 03:18

Ana Cristina
Parabéns pelo trabalho.
Como aluna do curso de Pedagogia a distancia UAF-UFJF posso dizer com toda propriedade que o curso on-line toma muito tempo, exige dedicação e não é fácil. Realmente é diferente do presencial, ainda bem! No curso on-line o aluno é o principal responsável pelo seu conhecimento. E como tal, tem que correr atrás, ou seja, tem que aproveitar os momentos disponíveis para sua busca.
Mas o que eu mais gostei foi da historinha, ou seja, da sua maneira de ver a escola tradicional. É genial, concordo plenamente. Estou às voltas com o meu memorial e no que diz respeito a memórias escolares eu estava toda nostálgica imaginando como seria bom ser parecida com a minha primeira professora. Depois que li seu trabalho mudei de idéias. É melhor deixa-la lá nas minhas memórias. O tempo é outro, a realidade também. O melhor é procurar ser um profissional atualizado no tempo e no espaço.
Parabéns!
Ely Ana de Alcântara Moras
ely.moras

AnteriorPróximo

Voltar para Dia 09/06/2011