Leitura e “novas” tecnologias: um olhar discursivo*
Autor(es):
Ludmila Fernanda Domingues Pereira
FERNANDA GALLI
Resumo: Esta abordagem configura-se como um recorte de nossa pesquisa de Mestrado em desenvolvimento intitulada “A Leitura e o Imaginário Docente: um enfoque discursivo”. Nessa investigação, nosso objetivo é analisar os posicionamentos dos sujeitos professores em formação sobre o livro como artefato culturalmente valorizado para a prática da leitura. Para tanto, elegemos dois construtos teóricos – Análise do Discurso de linha francesa (devido ao seu caráter interpretativo) e Novos Estudos do Letramento (em razão da consideração da leitura como prática socialmente situada atravessada por questões políticas e ideológicas) – e estabelecemos entre ambos uma relação de interface. O conjunto do material de pesquisa consiste em relatos escritos pelos acadêmicos do 2º e do 5º semestres do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior particular do interior do estado de São Paulo, na qual atuamos como docente. A escrita desses relatos foi motivada por uma questão discursiva formulada a partir da leitura do livro Como um romance, de autoria de Daniel Pennac. Para a presente reflexão, trazemos um dos relatos pertencente ao eixo “Leitura e Novas Tecnologias”, cuja análise que ainda não esteva fechada até o momento de conclusão dessa abordagem aponta para a emergência de um sujeito afetado pela ilusão de novidade provocada pelo suporte digital para leitura, produto talvez da espetacularização das “novas” tecnologias.
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