O cotidiano do tutor na EaD: o emprego das ferramentas e estratégias de interação na prática de tutoria, visando à aprendizagem colaborativa dos alunos
Autor(es):
Maíra Ferreira Sant Ana
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar questões inerentes ao cotidiano do tutor, com enfoque no emprego das ferramentas e estratégias de interação na prática da tutoria em EaD, visando à aprendizagem colaborativa dos alunos. Para isso, foi criado um formulário eletrônico abarcando questões concernentes ao perfil pessoal e profissional do respondente e a forma de condução das atividades cotidianas no âmbito da tutoria. Conseguiu-se um total de 20 (vinte) entrevistados, os quais já foram ou ainda são tutores oriundos de Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema privado e público de ensino, estes últimos, bolsistas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de diferentes instituições. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a função de tutor não é reconhecida como profissão e que grande parte dos tutores não reconhece o aluno como um ator envolvido na EaD, apesar de constar nos referenciais que o mesmo deve ser o centro do processo educacional. A maioria dos entrevistados tem preferência pelo fórum como ferramenta de ensino, e por ferramentas assíncronas. Grande parte deles alegou desenvolver a aprendizagem colaborativa, contudo, poucos reconhecem a troca de informação como fator mais relevante na interação.
Link: