Multiletramentos e letramento digital nas aulas de língua espanhola: um relato de experiência com o uso do Whatsapp
Autor(es):
Elaine Teixeira
Resumo: Este estudo tem por objetivo observar se a produção escrita em língua espanhola pode ser realizada pelos alunos, sendo o WhatsApp usado como ferramenta pedagógica multiletrada para a prática do letramento digital. O trabalho foi realizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Como procedimento metodológico foi trabalhado um conteúdo do currículo mínimo, o gênero Entrevista. Os alunos deveriam entrevistar a qualquer pessoa com quatro perguntas formuladas anteriormente pela professora. As perguntas já estavam na língua espanhola, porém as respostas estariam em português e eles deveriam traduzir as respostas dos entrevistados. A produção começou em sala de aula com a ajuda de dicionários tanto em papel como os digitais e os alunos tiveram autonomia para traduzir suas respostas e após a tarefa deveriam postar no grupo da turma criado no WhatsApp. O trabalho teve como suporte teórico: Allan (2015), Bannell et al. (2016), Coscarelli; Cani (et al., 2016), Lévy (1999), Ribeiro (2016), Rojo et al. (2009; 2012; 2013) e Soares (2016).
Link: