As personas e os ambientes multimediáticos
Autor(es):
Everton Vinicius de Santa
Resumo: Os meios multimediáticos têm, já há algum tempo, modificado a forma como interagimos entre nós e, também, tem afetado o modo como lidamos com a literatura, tanto em sua produção como em seu consumo. O presente trabalho tem com o objetivo problematizar algumas estratégias utilizadas por escritores no processo de construção de uma persona que se pretende mostrar ao outro em função de um processo de espetacularização de sua imagem para se autorrepresentar a um público cada vez mais interessado pela intimidade desses sujeitos. A construção da persona que se mostra ao público está intimamente ligada aos meios hipertextuais nos quais os indivíduos estão cada vez mais presentes, ao mesmo tempo em que se pretende exibir uma imagem que alimente o interesse de um público leitor voyeur. O narcisismo presente na contemporaneidade tem direcionado a literatura a tratar de temas sobre o Eu e, por isso, parte da cena literária caracteriza-se por gêneros autorreferenciais, um espetáculo de imagens e intimidades desveladas pelo discurso autobiográfico e postas em evidência nos espaços multimediáticos para satisfazer um mercado editorial pautado na exploração das personas de escritores e que revela uma tendência literária significativamente ligada às práticas contemporâneas digitais.
Link: