Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o ensino de gêneros textuais específicos do meio acadêmico
Autor(es):
Márcia de Souza Luz Freitas
Flávia Tuane Ferreira Moraes
Resumo: As inovações educacionais têm requerido a produção de materiais didáticos digitais que proporcionem melhor qualidade ao processo educacional. Neste cenário insere-se a pesquisa Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o ensino de gêneros textuais específicos do meio acadêmico, realizada em âmbito de iniciação científica. O principal objetivo é justamente desenvolver Objetos de Aprendizagem (OA) que possam ser aplicados a alunos de graduação para o ensino de gêneros textuais próprios do ambiente acadêmico. Para tal fim, primeiramente foi realizada a revisão bibliográfica. Assim pôde-se listar uma série de características necessárias à construção e à aplicação de um OA. Os OA foram criados usando-se o software HotPotatoes e utilizando-se a técnica de elaboração de vídeo stop motion. Após a criação , foi realizada a aplicação dos OA em uma disciplina inicial de graduação. Tais objetos foram avaliados a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) e de um questionário aplicado aos graduandos. Assim pode-se concluir que, para um objeto de aprendizagem ser eficaz, este deve, além dos princípios apresentados, gerar alta interação com o aprendiz.
Link: