Olá Dóris e demais colegas,
Primeiramente quero dizer que é com muita satisfação que participo mais uma vez deste evento. Para mim, é mais uma prova de que as tecnologias quando bem usadas, contribuem para o desenvolvimento e partilha do conhecimento! Bom mas vamos lá! Dóris adorei o seu trabalho. Separei aqui uma parte em que voce cita Moran:
"Contudo, nem sempre esse cenário colaborativo ideal se instala nos cursos on-line. Às vezes, um espaço virtual como o fórum de discussão gera um monólogo ao invés de um diálogo, pois, como bem observa Moran (1991, p.51-53), há casos em que todos estão escrevendo simultaneamente e ninguém está lendo e respondendo muito, ou seja, não escutando tanto quanto fariam em uma conversa presencial. Esse comportamento faz com o aprendiz se sinta falando para as paredes, “solitário e não ouvido”, além de gerar um volume de textos que excede a capacidade de leitura e de resposta dos participantes. "
Então a minha pergunta é bem objetiva e direta. Você acha que um dos entraves para o sucesso da ferramenta FORUM seja a preocupação "massiva" de alunos (de graduação, pós e de cursos técnicos na modalidade a distância) com a questão da nota? Lembrando que tutores, professores e todos que estão envolvidos em um projeto de cursos online , além é claro do currículo multidisciplinar também transferem essa cobrança quantitativa?

Tatiana