Voltar

A tecnologia assistiva na formação do aluno com necessidades especiais

Autor(es) Jackeline Barcelos Corrêa
Amaro Sebastião de Souza Quintino
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 06/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

O presente trabalho apresenta questionamentos e reflexões sobre a temática da educação especial com foco a TA (Tecnologia Assistiva), destacando a formação do pedagogo com necessidades especiais e a importância do incentivo do professor motivador. O objetivo geral atribuir maior importância de analisar as estratégias pedagógicas na formação do aluno especial. A pesquisa se enquadra em um estudo de caso, trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental a partir dos estudos com um aluno da Licenciatura em Pedagogia da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense). Sendo assim, verifica-se que o incentivo da turma é importante para a promoção da acessibilidade e para o uso das novas tecnologias. O professor e a turma podem incentivar e motivar seus alunos oferecendo-lhes formação pedagógica especializada e inclusiva de sucesso. Como podemos observar são inúmeras as funções e habilidades que devem ser desempenhadas, com maestria pelo gestor educacional. Destacamos no texto a motivação como elemento essencial, esta habilidade é condição relevante, para a formação continuada de toda equipe pedagógica em especial a dos professores, esta formação continuada dever ser discutida e incentivada pelo gestor, partindo das necessidades e interesses individuais. Logo, a universidade está buscando cumprir o seu papel integrador para garantir uma formação de qualidade para todos.

Palavras-chave

Inclusão, Tecnologia Assistiva, gestão educacional, incentivo.

Currículos
Jackeline Barcelos Corrêa

Sou Mestre em Cognição e Linguagem e Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, fiz duas especializações,sendo a primeira em Gestão Escolar e a segunda Psicopedagogia Clínica e Institucional. Sou também tutora do Cederj e professora do Apoio ao ensino no CCH/UENF.

Amaro Sebastião de Souza Quintino

Pós-Graduação Latu Sensu em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação à distância.

Pós-Graduação em Gestão Escolar Integradora (Com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação e Inspeção). IBE – Instituto Brasileiro de Ensino.

Curso de Pedagogia.

Formação de Docentes – Licenciatura em Ciências biológicas - Universidade Salgado de Oliveira. Campos/ RJ.

Tutor de Ead-Cederj- Curso de Pedagogia- Inicio: janeiro/2016

Trabalho na Prefeitura Municipal de São Joao da Barra. Função: Orientador Educacional. Inicio maio/2014 a Maio 2016.

Trabalho no Campus Avançado de São João da Barra, como arquivista. Inicio maio/2013 a Dezembro de 2014.