Voltar

Desenvolvendo o raciocínio lógico matemático a partir da aprendizagem de princípios de programação em blocos

Autor(es) Augusto Márcio da Silva Júnior
Gabriel Gerber Hornink
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa com 81 pessoas de diferentes faixas etárias e escolaridade, cujo objetivo foi obter indícios do desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico-matemático pela aprendizagem em programação em blocos, mediada pela utilização de tecnologias da informação e comunicação. Para isto, foi realizada uma capacitação online via ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, configurado de modo a fomentar as interações entre os estudantes, introduzindo os princípios da computação e pensamento computacional com foco nas ferramentas code.org e Scratch, consistindo em um ambiente de educação online com múltiplos desafios divididos em etapas e graus de dificuldade. Com base na bibliografia pesquisada e no relato dos estudantes após a realização do curso, os resultados e acompanhamentos, apontaram que além do aspecto motivacional da temática dos jogos, as atividades realizadas nesta pesquisa somadas ao aprendizado em conceitos do pensamento computacional podem auxiliar a resolver problemas do dia-a-dia, além de auxiliar na resolução dos desafios no raciocínio lógico-matemático.

Palavras-chave

Scratch, Code.org, Pensamento computacional, Raciocínio lógico-matemático, Vygostky.

Currículos
Augusto Márcio da Silva Júnior

Mestrando em Educação pela UNIFAL-MG, possui MBA Executivo de TI pela FGV-SP; Especialista em E-Commerce pela PUC-MG; Bacharel em Ciências da Computação pela UNIFENAS. Pesquisador em tecnologias educacionais e redes de computadores. É professor efetivo no Instituto Federal Sul de Minas, coordenador do lab redes, educação e sistemas distribuídos (LARES)

Gabriel Gerber Hornink

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológica, mestre em Biologia Funcional e Molecular (Ensino de Bioquímica) e doutor em Ciências (Ensino e História de Ciências da Terra). Atua como professor na Universidade Federal de Alfenas desde 2009, pesquisando e desenvolvendo na área de Tecnologias Digitais Educacionais. Info: http://www.desenvolvimentovirtual.com