Voltar

Análise de jogos digitais para utilização no contexto escolar

Autor(es) Denise Alves Soares Veridiano
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 06/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

O presente artigo discute a utilização de jogos de computador como estratégia auxiliar de ensino na escola. Abordamos o valor do uso de jogos na educação formal, expusemos nossa concepção de jogos diferenciando os diversos tipos existentes e comentamos os elementos constituintes dos jogos. Em seguida apresentamos parâmetros de avaliação de jogos a serem utilizados pelo educador ao eleger aqueles com os quais trabalhará. A título de ilustração e sugestão, citamos dois sites de jogos com conteúdo educativo escolar, e encerramos tecendo algumas considerações a respeito do assunto reconhecidamente vasto, por exemplo: necessidade de construção de diretrizes para seleção de jogos digitais na internet; carência de bons softwares de jogos digitais; e potencial didático dos jogos digitais, desde que, criteriosamente selecionados e inseridos no plano de aula do professor e pelo professor, no contexto escolar.

Palavras-chave

Informática e educação, jogos digitais.

Currículos
Denise Alves Soares Veridiano

Sou graduada em Letras- Linguística pela UFMG (2010); licenciada em Espanhol também pela UFMG (2011); pós-graduada em Design Instrucional em EaD pela Universidade Federal de Itajubá (2013) e conclui o curso de extensão Tutoria em EaD (UNIFEI).