Voltar

Educação a distância: possibilidades e desafios na formação continuada de professores

Autor(es) Francisco Jeovane do Nascimento
Eliziane Rocha Castro
NEIVA DAIANE CORDEIRO GOMES
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

A educação a distância se potencializa como um instrumento que tende a contribuir na formação continuada docente, uma vez que por diversos fatores, relacionados a questões pessoais, familiares e profissionais, dentre outras, muitas pessoas não podem frequentar um curso formativo presencial. Nesse aspecto, o presente estudo objetiva analisar as contribuições e limitações da educação a distância na busca pela constante atualização profissional, evocada pela necessidade de formação continuada docente, mediante a participação de dois professores de matemática em um curso ofertado na modalidade EAD (educação à distância). No que concerne à análise dos dados, utilizou-se o método qualitativo da pesquisa e como instrumental de recolha de dados, a entrevista semiestruturada individual. Os sujeitos evidenciaram que a educação à distância evidencia-se como um instrumento que pode contribuir na formação continuada do professor, através do possibilidade de adequação de horários para a realização das atividades propostas, bem como o incentivo a autonomia. Ressaltaram, como entraves, a falta física de um professor e a atuação do tutor, que pode favorecer ou dificultar o percurso formativo. A educação a distância se potencializa como um instrumento contribuinte na formação continuada docente, no qual os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) podem ser utilizados como espaços de estudo e aprendizagem, incentivando a aprendizagem cooperativa, a troca mútua de saberes e conhecimentos, estimulando a autonomia.

Palavras-chave

Educação a distância. Formação continuada. Atualização profissional.

Currículos
Francisco Jeovane do Nascimento

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Eliziane Rocha Castro

Licenciada em Matemática e Pedagogia

NEIVA DAIANE CORDEIRO GOMES

Atualmente sou graduanda no curso de Pedagogia da FACEDI-Itapipoca, no momento denvolva atividades como professora de particular de estudantes ensino fundamental II.