Voltar

Considerações acerca da segurança da informação nas redes sociais

Autor(es) Clarete Aparecida Diniz Gomes
marcos vinicius de andrade gomes
Marilia Costa Machado
Coordenação de mesa
Macrotema Comunidades Virtuais
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

Redes sociais são grupos ou espaços específicos na internet que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico e das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens, fotos, vídeos, etc.). Considerando que os usuários buscam cada vez mais visibilidade on-line e divulgam diversas informações pessoais, este trabalho foi elaborado para garantir uma maior segurança dessas informações. Isto foi realizado através da apresentação de conceitos de segurança da informação e da aplicação dos conceitos levantados nas redes sociais. Como resultado, foram levantados os principais métodos de ataque usado por usuários mal intencionados em redes sociais, e foram estabelecidos as principais medidas a serem tomadas pelos usuários para a construção de um perfil seguro e protegido na internet.

Palavras-chave

Segurança, Informação, Redes Sociais, Visibilidade.

Currículos
Clarete Aparecida Diniz Gomes

Possui graduação em Sistemas de Informação pela UEMG – Campus Carangola (2009). Complementação Pedagógica em Matemática pela FACEC –Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó (2015). Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância na Universidade Federal Fluminense (2015).

marcos vinicius de andrade gomes

Estudante do curso de historia, já cursei sistemas da informação porem não completei. Busco aumentar minha participação no meio acadêmico aumentando assim minhas chances de ingressar no mercado de trabalho. Trabalho em período integral e faço a faculdade durante a noite.

Marilia Costa Machado

Mestranda em Pesquisa Operacional e Inteligencia Computacional pela Universidade Cândido Mendes/UCAM, especialista em Administração em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola/UEMG (2007) e Complementação Pedagógica em Matemática pelo Instituto de Educação e Tecnologia (INET), Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG unidade de Carangola/MG com as disciplinas Algoritmos e Programação,Programação I, Programação II , Programação III , Programação Orientada a Objetos, Algoritmos e Estrutura de Dados I e,Tópicos de Tecnologia de Informação e Laboratório de Informática .Professora no Curso Técnico em Contabilidade da Escola Estadual João belo de Oliveira com as disciplinas Contabilidade geral,Controladoria,Informática Básica e Contabilidade Industrial. Professora no curso Técnico de Informatica da Escola Estadual João Belo de Oliveira com a disciplina Fundamentos de Hardware e Software.Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Administração em Sistemas de Informação.