Voltar

Competências essenciais na tutoria para um bom desempenho dos estudantes na modalidade a distância

Autor(es) Tarcísio Mendel Almeida
ARILDO DOS SANTOS AMARAL
Coordenação de mesa MARCOS ANTONIO PEREIRA COELHO
Macrotema Cultura Livre
Link Slides O apresentador não enviou slides
Código para Slides Não tem
Artigo (Visualizar) (Download)
Local #evidosol-1 [CHAT]
Horário 06/06/2017, 19:40/20:10
Link para Acesso (ACESSO AS SALAS DE CHAT)
Resumo

O objetivo é demonstrar o conjunto de competências que são necessárias para a efetiva atuação de tutores em cursos a distância, com o propósito de classificá-las para um bom desempenho dos estudantes, com ações de mediação, interação e comunicação que possibilite desempenho, autonomia e aprendizagem com qualidade e eficiência. A pesquisa aborda sobre o real papel dos tutores e quais os desafios e as responsabilidades esse profissional, que é o ator principal da educação a distância vivencia no seu universo de trabalho. Sabe-se que as ações de ensino-aprendizagem na modalidade presencial são diferentes da modalidade a distância, em que leva os tutores a reverem suas habilidades e competências para um trabalho dinâmico e interativo, que desperte desejo e vontade de aprender e crescer cada vez mais. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa exploratória, onde aplicou-se um questionário em duas instituições particulares de ensino superior, com a finalidade de mensurar as competências tecnológicas, socioafetivas, autoavaliativas e pedagógicas que se faz de suma relevância nas ações de tutoria, bem como, os profissionais da área analisarem seu fazer pedagógico, ajustarem e equilibrarem seus pontos forte e seus pontos a serem melhorados. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que os recursos tecnológicos mais utilizados para o desenvolvimento da aprendizagem na EAD são: Webconferências, Chats, aplicativos como Wathsapp, Skype, fórum de discussões e tarefas.

Palavras-chave

Competências; Habilidades; Ensino-aprendizagem.

Currículos
Tarcísio Mendel Almeida

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD - UFF MBA em Gestão de Pessoas - UNESA Administrador - FASAP Professor na Universidade do Estado de Minas gerais, Unidade Carangola, coordenador de curso e instrutor na área de gestão no Senac Rio.

ARILDO DOS SANTOS AMARAL

É graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. É Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Teve sua formação complementada com o intercâmbio na Universidade Nacional de Villa Maria, situada na cidade de Córdoba - Argentina.Atualmente é professor na Rede Municipal de Ensino na Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua,RJ, e também professor de Conhecimentos Pedagógicos para Concurso Público.