Voltar

Interdisciplinaridade e inovação: desenvolvimento de um prontuário eletrônico

Autor(es) Valquiria Fernandes Marques
Bárbara Bruna de Almeida Assis
Carina Roriz Pimenta
MÔNICA DA CONSOLAÇÃO MACHADO
Tarley Francis de Lana Campos
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um sistema de prontuários eletrônicos numa instituição de ensino superior de Belo Horizonte. Para a criação do sistema foram utilizadas as tecnologias, PHP, MySQL, Apache e Git, com o intuito de redução de custos. As tecnologias HTML 5, Java Script 2, CSS 3 e Bootstrap foram utilizadas para aumentar na produtividade dos alunos durante o desenvolvimento do software e a qualidade do produto final. Dentre as vantagens do desenvolvimento e implantação do prontuário eletrônico destaca-se o acesso rápido às informações do histórico de saúde e às intervenções às quais o paciente foi submetido; a eliminação da repetição de dados; e o processamento dos dados de forma organizada e sistematizada. O desenvolvimento do prontuário eletrônico em ambiente acadêmico contribuiu para a obtenção de conhecimento e para a formação na perspectiva interdisciplinar ao proporcionar a interação de diferentes áreas de atuação e saberes. Os alunos foram desafiados a enfrentar demandas reais, compreender as necessidades de segmentos distintos e desenvolver de forma colaborativa um sistema de relevância na área acadêmica e da assistência em saúde, com tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Sistema de Prontuários, Inovação

Currículos
Valquiria Fernandes Marques

Valquíria Fernandes Marques Vieira Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal de Minas Gerais - Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde Mestre em Saúde Coletiva (FIOCRUZ/CPqRR) Especialista em Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde (UFMG) Especialista em Nefrologia (UNA) Docente do Instituto de Ciência Biológicas e da Saúde do Centro Universitário Newton

Bárbara Bruna de Almeida Assis

Discente do 9º período, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Newton, com previsão de formatura em dez/2017. Experiência acadêmica extracurricular em Pesquisa Clínica na área de Cardiologia e Assistência Domiciliar.

Carina Roriz Pimenta

Cursando o 7º período do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Newton Paiva e Técnica em Informática Gerencial pelo Cotemig. Atua como Programadora .NET na empresa Athos Negócios desde 2014 desenvolvendo soluções WEB.

MÔNICA DA CONSOLAÇÃO MACHADO

Mestre em Informática pela PUC Minas (2015), graduada em Ciências Matemática (2002) e especialista em Análise de Sistemas pela UFMG (2008).

Possui experiência de nove anos como professora universitária, leciona para os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia. Exerceu durante oito anos a função de programadora sênior. Trabalhou seis anos como coordenadora e gerente de equipes de Tecnologia da Informação.

Tarley Francis de Lana Campos

Especialista em Engenharia de Software e bacharel em Sistemas de Informação Computação pela PUC-Minas. Há 15 anos trabalhando com o desenvolvimento de software e 11 anos na análise de sistemas e na definição de soluções. Entusiasta de novas tecnologias, Analista de Sistemas na Localiza Rent a Car e Professor no Centro Universitário Newton Paiva.