Voltar

Whatsapp na sala de aula: estudo de caso da concepção de professores e alunos da educação básica

Autor(es) DAYSE SAMPAIO LOPES BORGES
DENISE SAMPAIO LOPES DE OLIVEIRA
Selma de Souza Sanglard
WILTON SAMPAIO LOPES
Coordenação de mesa Paulo Francisco Slomp
Macrotema Educação e Tecnologias
Link Slides O apresentador não enviou slides
Código para Slides Não tem
Artigo (Visualizar) (Download)
Local #evidosol-2 [CHAT]
Horário 07/06/2017, 17:40/18:10
Link para Acesso (ACESSO AS SALAS DE CHAT)
Resumo

No atual mundo contemporâneo, o cenário social da vida humana sofre modificações com a revolução de ordem tecnológica centrada no acúmulo de informações que são geradas todos os dias e que modificam o pensamento humano e o cotidiano das pessoas. O aplicativo WhatsApp está entre as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, que à partir do momento que foi criado possibilitou uma ampliação de contatos, grupos e comunicação no universo virtual. Pretendeu-se com esta pesquisa analisar que mudanças ocorrem no cotidiano da sala de aula, com a utilização do aplicativo WhatsApp em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do ES na concepção dos docentes e alunos da referida turma. Resultados permitiram constatar que o aplicativo levantou questões éticas, maturidade quanto ao uso do celular e disponibilidade de tempo para acompanhar todas as solicitações propostas no grupo. Para o grupo dos professores, 25% consideraram a proposta satisfatória para a turma, contra 75% dos professores que consideraram complicado os alunos terem o número do celular do professor, justamente por não terem maturidade para a comunicação pelo aplicativo, além da invasão da privacidade para ligar fora do horário da escola, entre outros. No grupo dos alunos, 100% dos alunos foram favoráveis ao uso do aplicativo para o cotidiano da sala de aula. Esta pesquisa poderá servir de reflexão para outras pesquisas que envolvam este tema tão pertinente, abrangente e atual no momento de revolução digital que se vive neste século.

Palavras-chave

Tecnologias da Informação e Comunicação. WhatsApp. Estratégia de ensino

Currículos
DAYSE SAMPAIO LOPES BORGES

Mestranda do Programa de Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF; especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), graduada em Ciências, Faculdade de Filosofia de Itaperuna, RJ, FAFITA e graduada em Ciências Biológicas, habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, ES, FAFIA. Professora efetiva nas Secretarias Estaduais de Educação do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Tem formação pela Escola de Música Cristo Rei (Conservatório Brasileiro de Música) em Piano Clássico, Canto Coral, Harmonia e Teoria Musical. Tem experiência e interesse na área de Ciências, Biologia, Música e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

DENISE SAMPAIO LOPES DE OLIVEIRA

Bacharel em Direito pela UNIVERSO, RJ, Licenciada em Matemática pela Faculdade São José em Itaperuna, RJ

Selma de Souza Sanglard

Selma De Souza Sanglard Formada em LETRAS- FAFIA Alegre-ES Pós-graduada em Letras e Artes Cursando mestrado em Cognição e Linguagem-Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

WILTON SAMPAIO LOPES

BACHAREL EM DIREITO PELA UNIVERSO, RJ. AUXILIAR JUDICIÁRIO DA CORREGEDORIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.