Voltar

O lúdico e suas contribuições no processo de formação docente em um contexto tecnológico

Autor(es) Géssica Pereira Monteiro Rangel
ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

O presente artigo traz uma reflexão a partir dos encontros realizados com alunos do Ensino Normal Médio no espaço da Brinquedoteca do Colégio Estadual João Pessoa, destacando as potencialidades de ensino-aprendizagem do laboratório lúdico pedagógico da brinquedoteca, no que tange o processo de formação docente. Tendo em vista o cenário educacional que o professor se encontra na atualidade, foram propostos aos futuros docentes, estudos teóricos que despertavam para discussões e reflexões a respeito das necessidades reais de atualização das práticas pedagógicas e utilização dos recursos tecnológicos, em prol da preparação de aulas mais estimulantes e significativas. Nesse espaço também foram realizadas oficinas criativas com os alunos do Normal Médio a partir dos conhecimentos fomentados na brinquedoteca. A partir dos resultados obtidos, verificamos que o espaço lúdico da brinquedoteca foi um promovedor de oportunidades para a formação docente na realização do trabalho prático, onde teoria e ação se encontravam com o propósito de estimular a formação de um profissional da educação mais reflexivo, criativo e conectado com as novas tecnologias de ensino.

Palavras-chave

Lúdico, Formação de Professor, Educação com Tecnologia.

Currículos
Géssica Pereira Monteiro Rangel

Mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Participou do projeto de pesquisa científica: A formação do professor e as políticas de língua e leitura na escola, cujo desdobramento dessa investigação culminou no seu trabalho de conclusão de curso: A brinquedoteca como espaço de formação lúdica para professores da Educação Infantil.

ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI

Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, mudança linguística; sociolinguística, linguística centrada no uso, linguística aplicada ao ensino de línguas, variação, formação de professores, letramento, ensino de leitura, livro didático e seus usos, léxico e gêneros textuais.