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O jogo do aprender: o uso do aplicativo Duolingo no ensino de língua inglesa

Autor(es) MARCOS ANTONIO PEREIRA COELHO
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
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Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
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Resumo

A tecnologia digital está se tornando cada vez mais ubíqua na sociedade moderna, especialmente, com a popularização de dispositivos móveis conectados à Internet. Esses dispositivos, que combinam diversos tipos de mídias com possibilidades de se promover interação e comunicação, inauguram nova fase de oportunidades e desafios para o contexto de aprendizagem de línguas. Baseado nisso, buscamos, nesse artigo, compreender como a aprendizagem com mobilidade (m-learning) contribui para o processo de ensino aprendizagem, e, para configurar esse contexto, optamos pelo Duolingo, com a intenção de dar notoriedade a esse aplicativo, demonstrando suas possibilidades como tecnologia auxiliar na aquisição do conhecimento. A justificativa dessa pesquisa se dá pela necessidade de estender o uso das tecnologias móveis para fins educativos, ampliando as oportunidades de aprendizado, dando condições aos usuários de aprenderem idiomas de forma atrativa, interativa e autônoma. Na persecução desse objetivo foi utilizada uma metodologia qualitativa pelo viés de uma prova-ação com conteúdo básico de Língua Inglesa, realizada antes e depois do uso do software, em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Pública do interior da Zona da Mata Mineira.

Palavras-chave

Tecnologias-Móveis; M-learning; Duolingo; Gamificação Educativa

Currículos
MARCOS ANTONIO PEREIRA COELHO

Mestre em Cognição e Linguagem, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-2013).Especialista em Designer Instrucional para EAD Virtual na Universidade Federal de Itajubá - MG (2008) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Iguaçu - RJ(2007), Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - MG (2006). Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UEMG - UNIDADE CARANGOLA, Professor de Fundamentos de Sistemas, Tecnologia da Informação e Organização de Computadores (UEMG-Unidade Carangola). Professor de Oficina de Modelo e Modelagem 3D - Curso de Designer (UEMG-UBÁ). Atuando principalmente nos seguintes temas: Material didático para Ensino à Distância, Tutoria On line e Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada na Educação. Educação de adultos(ANDRAGOGIA) e Educação Aberta (HEUTAGOGIA). Produção de MOOC