Voltar

Robótica Pedagógica Livre: Potencialidades e Limites no Processo de Ensino e de Aprendizagem

Autor(es) Danilo Rodrigues César
Eloir José Rockenbach
Marcos Antonio Rufino do Egito
Coordenação de mesa Angel Pena Galvão
Macrotema Cultura Livre
Link Slides http://www.textolivre.pro.br/chatslide/apresentacoes/161-3/161-3.html
Código para Slides 161-3
Artigo (Visualizar) (Download)
Local #evidosol-1 [CHAT]
Horário 05/06/2017, 21:00/22:30
Link para Acesso (ACESSO AS SALAS DE CHAT)
Resumo

Diálogos sobre ensino, aprendizagem, práticas e experiências com a Robótica Pedagógica Livre em Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem.

Mesa composta de 3 apresentações:

(a) Possibilidades didático-metodológicas da Robótica Pedagógica Livre em Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem - Danilo Rodrigues César

O movimento de transformação da Robótica Proprietária em Robótica Híbrida em Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem; o desenvolvimento de kits didático-pedagógicos de Robótica Livre para trabalhar conceitos científico-tecnológicos das diversas áreas do conhecimento (como, por exemplo, a Física, a Biologia, a Matemática entre outras); a criação de artefatos cognitivos por alunos do ensino fundamental - construção de uma árvore de natal (a partir de sucata tecnológica) com pisca-pisca controlado por programação desenvolvida na arduino.

(b) Aprender e Ensinar a partir do uso da Robótica Livre - Marcos Egito

Relatos de experiências de apropriação de informações a partir do uso da Robótica Livre em espaços multirreferenciais de aprendizagem como recurso emancipatório para os educandos e os educadores. Apresentação de Casos experienciados na Região metropolitana de Recife.

(c) Robótica Pedagógica Livre e Movimento Maker como recursos didático-pedagógicos de aprendizagem - Eloir José Rockenbach

Relatos de práticas e vivências didático-pedagógicas da Robótica Livre e do Movimento Maker nos processos de aprendizagem. Como a Robótica Livre e o Movimento Maker se conectam.

Palavras-chave

Currículos
Danilo Rodrigues César

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (TPD), Licenciado em Matemática e Informática pelo CEFET-MG, Pós-graduado em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), Mestre em educação e Doutor em difusão do conhecimento, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Participação no projeto KLogo-Turtle. Membro do Projeto Software Livre - MG (PSL-MG). Recebeu o prêmio Telemar de Inclusão Digital pelo projeto Robótica Livre. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3509982803732968

Eloir José Rockenbach

Formado em Magistério e Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Educador/Instrutor de Tecnologias Educacionais desde 1999. Atua na área da Cultura Digital Livre. Coordenador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Robótica Educacional Livre – GEDREL, Membro idealizador da plataforma de Robótica Educacional Jabuti Edu (www.jabutiedu.org), Integrante da Associação Software Livre.Org – ASL, Coordenador da área da Robótica Livre do Fórum Internacional de Software Livre – FISL, Membro da Equipe Lab Maker Liberato. Empreendedor Social na área da Robótica Educacional.

Marcos Antonio Rufino do Egito

Educador de Robótica / Software Livre, e diretor de conteúdos no Robolivre, estudante do curso de Pedagogia na Universidade Maurício de Nassau. Militante/Ativista do software livre, Membro participante da Robótica e do Robô Livre, colaborador do JabutiEdu.org, membro da Rede Metareciclagem, do Grupo de Usuários Python de PE, Vencedor do Premio Aprender e Ensinar Tecnologias Socias promovido pelo FBB e Revista Fórum.