Voltar

As novas tecnologias na educação do campo: experiências da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM

Autor(es) Carlos Henrique Silva de Castro
Diogo Neves Pereira
Luiz Henrique Magnani
Ofelia Ortega Fraile
Coordenação de mesa Carlos Henrique Silva de Castro
Macrotema Educação e Tecnologias
Link Slides http://www.textolivre.pro.br/chatslide/apresentacoes/162/162.html
Código para Slides 162
Artigo (Visualizar) (Download)
Local #evidosol-1 [CHAT]
Horário 06/06/2017, 16:00/17:30
Link para Acesso (ACESSO AS SALAS DE CHAT)
Resumo

A mesa traz projetos de ensino, pesquisa e extensão da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM e as novas tecnologias de informação e comunicação. As experiências em destaque são uma de produção vídeos narrativos; uma de produção de programa de rádio; e uma sobre comunicação comunitária.

Palavras-chave

Currículos
Carlos Henrique Silva de Castro

É doutor em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2015) com período sanduíche pela University of California, Santa Barbara. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2007-2008) e em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2008-2009). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2005). Faz parte das equipes editoriais dos periódicos "Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia" (ISSN 1983-3652); "Educação & Tecnologia" (ISSN 1414-5057); e "Docência do Ensino Superior" (ISSN 2237-5864/2358-6338). É coordenador do EViDoSoL (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e do CILTec-Online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). Atua no Ensino Superior pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri no curso Licenciatura em Educação no Campo, habilitação em Linguagens e Códigos. Interessa-se pelo estudo etnográfico de comunidades online, linguagem e tecnologia, formação de professores, educação do campo, leitura e produção de textos.

Diogo Neves Pereira

Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando na Licenciatura em Educação do Campo, no Mestrado Profissional Ensino em Saúde e no PIBID Diversidade. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestre e Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (2008 e 2012). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Áreas de estudo: políticas de atenção primária à saúde; relações entre saberes no contexto do campo; formação de professores.

Luiz Henrique Magnani

Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutor em Letras (2014) pela Universidade de São Paulo (USP). Possui licenciatura e bacharelado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem suas principais experiências nas áreas de Interpretação, Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagens e tecnologias, videogames, novos letramentos, Educação de Jovens e Adultos, construção de sentidos.

Ofelia Ortega Fraile

Professora da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM, coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Geografia da DEAD-UFVJM e coordenadora do projeto local de formação de professores de escolas do Campo "Semear e Colher". Doutora em Ensino e História de Ciências da Terra pela UNICAMP, mestrado profissional em Comunicação Científica pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) e licenciada em Geologia pela Universidade Complutense de Madri. Com experiência na pesquisa e ensino de práticas pedagógicas contextualizadas e educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade.