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Educação, neurociências e tecnologias: os games como uma metodologia

Autor(es) Waleska Medeiros de Souza
Coordenação de mesa Natália Elvira Sperandio
Macrotema Educação e Tecnologias
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Local #evidosol-1 [CHAT]
Horário 05/06/2017, 17:40/18:10
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Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar algumas contribuições dos estudos da neurociência sobre o uso das novas tecnologias no campo educacional. Desta forma, surge uma nova forma de mediação educacional promovida por dispositivos tecnológicos interliga-dos, geralmente, a internet. Neste cenário, podemos assegurar que o campo educacional ga-nhou um importante impulso em sua prática pedagógica a partir da integração das novas tec-nologias nas salas de aula, principalmente com a inserção de games educacionais ou comerci-ais, principalmente os associados ao suporte da internet. A neurociência foi capaz, através de muitas pesquisas, de fornecer novos entendimentos sobre os diferentes processos cognitivos. Desta maneira, a neurociência conseguiu desvendar as propriedades neurais que fornecem su-porte ao entendimento aritmético, à realização de cálculos, à linguagem, dentre outras. Para apresentar uma análise sobre esses avanços da neurociência somados ao uso das novas tecno-logias e os reflexos positivos no campo educacional, mais especificamente na relação ensino-aprendizagem, foi feito um levantamento bibliográfico para embasamento teórico e problema-tização sobre os temas. Como resultado concluímos que os games podem promover melhorias na qualidade do ensino ofertado.

Palavras-chave

Educação. Neurociência. Tecnologias.

Currículos
Waleska Medeiros de Souza

Atualmente é guarda municipal da Prefeitura Municipal de Mariana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: programa escola de gestores, interação, cibercultura, psicologia das emergências e políticas públicas.