Voltar

Estágio de docência: relato de experiência na educação a distância

Autor(es) ELIANE LIMA PISKE
Andreia da Costa Juliano
Ângela Adriane Schmidt Bersch
LEIDY GABRIELA ARIZA
Narjara Mendes Garcia
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

Slides da apresentação: https://slides.com/elianelimapiske/deck-3/edit.

O presente relato de experiência visa a apresentar as atividades desenvolvidas no estágio de docência na modalidade Educação à Distância (EaD) ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), como um dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Educação Ambiental. O referido estágio teve por objetivo contribuir para a construção de conhecimentos sobre as tecnologias, a Educação Infantil e as interfaces com a Educação Ambiental Crítica. Foi realizado na disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II no Curso de Pedagogia a Distância e, ocorreu no período de agosto de 2015 até outubro de 2015. O estágio de docência compreendeu atividades presenciais e virtuais na Plataforma Moodle, que buscavam uma reflexão da práxis em EaD. Os locais dos encontros presenciais foram os Polos de apoio ao ensino a distância da FURG, que atendem ao curso de Pedagogia pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD/FURG). No término da disciplina, foi realizada a aplicação de avaliações finais objetivando problematizar com os estudantes a prática pedagógica de crianças de zero a seis anos a partir das considerações sobre currículo, tecnologia e a organização do cotidiano na Educação infantil. Concluímos que, com a experiência do estágio de docência tivemos a oportunidade de (re)pensar, problematizar e refletir através de mobilizações tecnológicas e acima de tudo, dialógicas. A práxis ensino e aprendizagem foram os principais motivadores nas avaliações e nos impactos das participações.

Palavras-chave

Tecnologia. Educação Infantil. Estágio de Docência. Educação Ambiental.

Currículos
ELIANE LIMA PISKE

Pedagoga; cursista de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Doutoranda do Programa de Educação Ambiental- PPGEA/FURG; professora do curso de Pedagogia na modalidade EaD/SEaD/FURG.

Andreia da Costa Juliano

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física, Psicopedagoga Clinica e Institucional e Mestranda em Educação Ambiental - FURG.

Ângela Adriane Schmidt Bersch

Ângela Adriane Schmidt Bersch – Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental – PPGEA - Universidade Federal do Rio Grande – FURG angelabersch@gmail.com Professora de Educação Física; Mestre em Educação Ambiental e Doutoranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Centro de Referência e Atenção ás Famílias – CRAF/FURG

LEIDY GABRIELA ARIZA

Possui graduação em Licenciatura em Química - Universidad Distrital Francisco José de Caldas e Mestrado em Docência da Química - Universidad Pedagógica Nacional. Atuou como professora na Facultad de Ciência y Tecnologia em Programa de Licenciatura em Quimica na Universidade Pedagógica Nacional (Colombia), e na Universidad Minuto de Dios. Coordenadora de pesquisa na Escuela Superior de Ciencias Empresariales e na Universidad Agraria de Colombia. Atuou como professora e tutora na Especialização em Educação Ambiental no programa de Universidade Aberta do Brasil na FURG. Doutoranda em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista do Convenio OEA e COIMBRA Brasil.

Narjara Mendes Garcia

Professora Adjunta Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Educação - IE Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA Coordenação Pedagógica na Secretaria de Educação a Distância - SEaD Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE) Centro de Referência em Apoio às Famílias (CRAF)