Voltar

Uso de tecnologias em um curso de formação pedagógica para a educação profissional: indicadores na visão de egressos

Autor(es) CRISTIANE LONGARAY RADKE
Ana Sara Castaman
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 06/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

O Campus Sertão integra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e contribui com a formação pedagógica de professores da educação profissional na região norte do Rio Grande do Sul. Neste contexto, este estudo reflete sobre o uso de tecnologias em um curso de formação pedagógica para a Educação Profissional, a partir de relatos de egressos. A metodologia empregada remete a um estudo de caso com abordagem qualitativa. O material de pesquisa foi produzido a partir da aplicação de questionários e realização de entrevistas envolvendo 48 egressos do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional, formados no período de 2010 a 2014 em que a presente produção textual traz algumas discussões sobre o uso de tecnologias na formação pedagógica para a educação profissional. Nos resultados verificou-se que alguns egressos que não exerciam a profissão, se perceberam professores. Muitos mencionaram que a atuação na docência gerou outro sentido a vida e perceberam que a aproximação com as tecnologias da informação durante o curso e as práticas pedagógicas, ligam a teoria e a prática. Tais recursos foram fundamentais para o entendimento e o desenvolvimento de ações tecnológicas que contribuíram nas discussões acerca do trabalho pedagógico. O professor da educação profissional atua como responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional, e essa postura vem trazendo mudanças em suas experiências, promovendo assim a incorporação de inovações tecnológicas à prática educativa.

Palavras-chave

Educação profissional; tecnologias; formação pedagógica.

Currículos
CRISTIANE LONGARAY RADKE

Especialista em Auditoria, Perícia e Contabilidade Gerencial na Universidade do Contestado – Câmpus Concórdia (SC). Auxiliar Contábil do Escritório Ferreira Contabilidade em Passo Fundo (RS). Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Teorias e Metodologias da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Sertão.

Ana Sara Castaman

Graduada e Psicologia e Pedagogia, mestre e doutora em Educação.

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e metodologia do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.