Voltar

Os recursos tecnológicos e a formação do professor na educação atual

Autor(es) Ezequiel Gonçalves de Paula
Joyce Vieira Fettermann
Sonia Maria da Fonseca Souza
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

O sistema educacional passa por uma série de transformações no que diz respeito às tecnologias. A escola começa a inserir recursos tecnológicos em seu ambiente e o professor atual se vê desafiado a buscar uma formação contínua e se reinventar, a fim de aprender a integrar as ferramentas contemporâneas no processo ensino-aprendizagem e atrair seus alunos, pelo fato de as demandas da comunicação atual os levarem a entender que inserir novos recursos às suas práxis pode ser a chave para um fazer pedagógico mais flexível, dinâmico e, até mesmo, de sucesso. Portanto, este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) nos contextos escolares, bem como dar a entender caminhos para sua inserção no desempenho didático-pedagógico. Busca-se ainda, investigar o papel do docente e os desafios pelos quais ele passa ao utilizar as ferramentas tecnológicas em suas aulas. Por fim, entende-se que é preciso haver equilíbrio na realização de novos fazeres pedagógicos, utilizando as tecnologias sem se desfazer de algumas metodologias e práticas formais utilizadas anteriormente ao avanço tecnológico que se vive na contemporaneidade.

Palavras-chave

Escola. Recursos tecnológicos. Ensino-aprendizagem.

Currículos
Ezequiel Gonçalves de Paula

Licenciado em Letras- Português/ Inglês- Centro Universitário São José de Itaperuna- UNIFSJ. Mestrando em Cognição e Linguagem- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF. Professor da rede pública de ensino em Aperibé-RJ. Escola Municipalizada Romulo Sardinha. Professor do centro de ensino Fisk em Itaperuna/RJ.

Joyce Vieira Fettermann

Doutoranda e mestra em Cognição e Linguagem (UENF), especialista em Língua Inglesa e licenciada em Letras/Inglês (UniFSJ). Professora de língua inglesa (SEEDUC RJ e Victory Idiomas, onde também atua na coordenação). Professora de pós-graduação lato-sensu com disciplinas na área de tecnologias na educação e ensino de língua inglesa. Pesquisa sobre o uso de tecnologias digitais e produção de REA no ensino de línguas.

Sonia Maria da Fonseca Souza

Doutoranda em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual Norte Fluminense - UENF. Mestre em Educação pela Universidade Iguaçu, Especialista em Língua Inglesa pela PUC-MG, Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFFRJ, Especialista em Inspeção Escolar e Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1986). Professora Inspetora da Secretaria Estadual de Educação Rio de Janeiro.