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Delineamento de software de aprendizagem para ensino dos princípios da animação

Autor(es) Luhan Dias Souza
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
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Local [fórum dia todo]
Horário 05/06/2017 - O dia todo
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Resumo

Este trabalho busca refletir sobre o delineamento de um material didático virtual destinado ao ensino de Cinema de Animação, em específico, sobre a animação de personagens. Esse material consistirá de um software de aprendizagem de livre acesso para a realização de testes de animação a partir de pressupostos relativos aos fundamentos desta atividade. A abordagem utilizada no delineamento do funcionamento desse software possui como referencial teórico a Linguística Cognitiva, precisamente as reflexões sobre analogias e metáforas de Lakoff & Johnson (2002) apropriadas para o processo de ensino-aprendizagem visado, no qual a perspectiva da mente corporificada destes autores é de fundamental importância para esta proposta. A produção deste software ainda está em suas etapas iniciais, logo, a reflexão presente neste trabalho visa contribuir com o desenvolvimento de metodologias possíveis de produção de softwares de aprendizagem em diálogo com o campo da linguagem ao refletir sobre as especificidades do meio e referenciais necessários à etapa de delineamento do material.

Palavras-chave

ensino de animação; analogias e metáforas; linguística cognitiva; softwares de aprendizagem.

Currículos
Luhan Dias Souza

Professor da Escola de Design da UEMG. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG, Mestre em Artes pelo mesmo programa. Bacharel em Artes Visuais pela UFMG. Diretor de animação e animador.