Voltar

Tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e letramento digital

Autor(es) Luciano Magno Rocha
Fernanda Abreu Gualhano
Letícia da Silva Zarbietti Coêlho
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 06/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

Esta pesquisa ressalta a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, como também, a visão do docente acerca de novos métodos de aprendizagem e a sua inserção no ensino para despertar aos discentes uma nova forma de aquisição cognitiva. Iremos abordar de forma conjunta as temáticas apresentadas, as ligações da tecnologia educacional com o meio social. Entende-se a relevância da prática tecnológica dentro do ambiente escolar, visto que a sociedade está cada vez mais globalizada. Hoje, a maioria dos discentes usufrui de aparatos tecnológicos, o que valida a utilização desses na sala de aula, trazendo o conhecimento que o aluno já possui para o âmbito escolar, o que o torna parte integrante de um novo método de ensino-aprendizagem. Desta forma, a tecnologia se torna uma ferramenta valiosa no desenvolvimento sociocultural do aluno. Após um estudo bibliográfico comprovou-se que as novas tecnologias devem ser sempre analisadas em função do contexto escolar, pois objetiva o ensino e traz ao discente o despertar do desejo por um novo conhecimento.

Palavras-chave

Educação tecnológica; letramento digital; capacitação docente.

Currículos
Luciano Magno Rocha

Pós-graduando em Tecnologias Educacionais, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, possui curso Técnico em informática, atualmente professor de banco de dados e desenvolvimento web no programa PRONATEC, ocupo ainda o cargo de Responsável T.I na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Carangola.

Fernanda Abreu Gualhano

Graduanda em Letras - Português/Inglês na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Carangola. Participante de dois projetos, sendo um pesquisa e outro extensão, os quais retratam sobre hipermodernidade. Foco em pesquisas na área de Linguística.

Letícia da Silva Zarbietti Coêlho

Universitária do curso de Letras - português e Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente como representante de turma, trabalhando na melhor organização dos assuntos referentes à classe e, também, na comunicação entre o corpo docente, coordenação e equipe discente. Procuro sempre estar presente em palestras e eventos que promovam crescimento social e profissional e participar ativamente das interações múltiplas que o momento acadêmico possa propiciar.