Voltar

Língua estrangeira instrumental a distância: uma proposta para a língua inglesa por meio do ambiente virtual de aprendizagem Edmodo

Autor(es) Rodrigo do Carmo Gaia Pinto
Breno de Campos Belém
Coordenação de mesa
Macrotema Linguagem e Tecnologia
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 07/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

Esse trabalho é o relato de uma experiência acadêmica desenvolvida em um projeto de extensão na Universidade Federal do Pará no Campus Tocantins/Cametá, a qual foi utilizada a plataforma Edmodo como ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e como principal mecanismo do desenvolvimento do ensino de língua inglesa em um curso de capacitação em estratégias aplicadas à leitura e interpretação de textos nesta língua. Como público alvo, o projeto contou com sujeitos interessados tanto do meio acadêmico quanto da comunidade em geral, enfrentando os desafios da EAD (educação a distância) para promover o contato entre professor e alunos. Tendo como meta a transmissão de conhecimento através de tecnologias de informação e comunicação aplicadas a educação (TIC’s) de forma atrativa e mostrando que a capacitação e formação podem ser eficazes quando há autonomia e comprometimento tanto do professor, quanto dos alunos.

Palavras-chave

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Edmodo. EAD.

Currículos
Rodrigo do Carmo Gaia Pinto

Rodrigo do Carmo Gaia Pinto é formado no curso de Letras - Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará do Campus Universitário Cametá/Tocantins. Atuou como bolsista no projeto de extensão: LEID (Língua Estrangeira Instrumental à distância: uma proposta para a língua inglesa) financiado pela Pró Reitoria de Extensão (PROEX-UFPA) de agosto de 2015 a junho de 2016. Atualmente é professor de língua inglesa da rede municipal de ensino na cidade de Mocajuba-PA.

Breno de Campos Belém

Graduado Letras Língua em Inglesa pela UFPA, especialista em EA língua inglesa e literaturas pela UFPA e em ensino de línguas mediado pelo computador pela UFMG; mestre em linguística na linha de pesquisa ensino e aprendizagem de línguas pela UFPA. Professor assistente II do curso de letras com habilitação em Língua Inglesa do Campus de Cametá da UFPA. Tem como interesses acadêmicos a área de linguística na linha de pesquisa ensino e aprendizagem de língua inglesa, na metacognição da aprendizagem, educação à distância e recursos teconológicos aplicados ao ensino e aprendizagem de línguas.