Voltar

Sistemas de geração de indicadores de participação e colaboração no Moodle

Autor(es) Eduardo de Almeida Rodrigues
Gabriel Gerber Hornink
Coordenação de mesa
Macrotema Educação e Tecnologias
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 06/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

O foco deste artigo é apresentar as características funcionais e os aspectos de desenvolvimento dos blocos inMapMoodle© e indeXMoodle©. Concebidos na UNIFAL-MG, o primeiro bloco gera e exibe grafos direcionais das interações ocorridas nos fóruns de discussão online, enquanto o segundo calcula e apresenta graficamente os índices de participação e de colaboração dos participantes no ambiente Moodle. Ambos fornecem dados quantitativos que podem ser utilizados como parâmetros de avaliação e autoavaliação com vistas a uma análise mais detalhada das interações, fomentando, por consequência, uma moderação e atuação mais eficiente por parte dos professores, tutores e estudantes. Embora o inMapMoodle© se ocupe exclusivamente de representar visualmente a frequência das interações ocorridas em fóruns de discussão, essa ferramenta proporciona uma visão ampla da organização do processo comunicativo. IndeXMoodle©, por outro lado, é mais abrangente em relação ao rol de ferramentas interativas/colaborativas às quais atribui seus índices e gráficos. Levando em consideração a perspectiva pedagógica sociointeracionista por meio da qual o ambiente virtual Moodle foi desenhado e lançado em 2002, é possível vislumbrar a aplicabilidade das ferramentas supracitadas como uma alternativa à moderação tradicional. Em geral, o Moodle é uma poderosa ferramenta de interação assíncrona possuidora de um grande potencial colaborativo e, tanto inMapMoodle©, quanto IndeXMoodle©, vêm suprir à necessidade humana por representações visuais que possibilitem um panorama interativo da ação mediada.

Palavras-chave

indeXMoodle©, inMapMoodle©, colaboração, sociointeracionismo

Currículos
Eduardo de Almeida Rodrigues

Mineiro de Alfenas-MG, mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Alfenas, especialista em Design Instrucional para EAD pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2012), graduado em Ciências Biológicas (2010) e servidor Técnico em Assuntos Educacionais pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Gabriel Gerber Hornink

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológica, mestre em Biologia Funcional e Molecular (Ensino de Bioquímica) e doutor em Ciências (Ensino e História de Ciências da Terra). Atua como professor na Universidade Federal de Alfenas desde 2009, pesquisando e desenvolvendo na área de Tecnologias Digitais Educacionais. Info: http://www.desenvolvimentovirtual.com