Voltar

O trabalho com análise textual de textos midiáticos: implicações pedagógicas

Autor(es) Joane Marieli Pereira Caetano
Adriene Ferreira de Mello
Thayone Aparecida da Silva Soares
Coordenação de mesa Marina Morena dos Santos e Silva
Macrotema Jornalismo na Internet
Link Slides http://www.textolivre.pro.br/chatslide/apresentacoes/81/81.html
Código para Slides 81
Artigo (Visualizar) (Download)
Local #evidosol-2 [CHAT]
Horário 05/06/2017, 19:40/20:10
Link para Acesso (ACESSO AS SALAS DE CHAT)
Resumo

O presente estudo tem como temática a relevância do estímulo análise textual de textos amplamente divulgados pela mídia brasileira, em especial, às capas das principais revistas de veiculação nacional: Veja, Istoé e Carta Capital. Parte-se da seguinte motivação de pesquisa: Quais as possibilidades de ampliação da leitura crítica discente esses textos midiáticos propiciam? Nessa seara, objetiva-se investigar como análise do emprego dos recursos linguísticos nas capas pode favorecer, pedagogicamente em relação ao ensino de língua portuguesa, a construção de um leitor/receptor crítico de informações. E, em especial, o intuito deste estudo é analisar a maneira como três revistas de renome nacional abordaram o assunto “Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro”. O corpus da pesquisa será composto por capas da Revista Veja, da Revista Istoé e da Revista Carta Capital do mês de agosto de 2016, mais precisamente, na última semana de jogos olímpicos.

Palavras-chave

Análise textual. Revistas Nacionais. Ensino.

Currículos
Joane Marieli Pereira Caetano

Formação acadêmica: Mestra em Cognição e Linguagem (UENF) Especialista em Letras (UNIFSJ) Graduada em Letras/Português (UNIFSJ)

Atribuição profissional: Professora de EBTT no IF-Fluminense, câmpus Itaperuna; Professora de Linguística no curso de Letras (UNIFSJ); Tutora do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj CEDERJ.

Adriene Ferreira de Mello

Graduanda em Letras, pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ).

Thayone Aparecida da Silva Soares

Já atuo no magistério desde o ano de 2016. Sou estudante do 3 período de Letras/Literatura. Faz parte de um grupo de estudos e iniciação científica da própria instituição de ensino.